Tecnologia

Ferramenta de IA detecta políticos distraídos com celular em reuniões

Inteligência artificial publica automaticamente vídeos de legisladores com smartphones em mãos e ainda marca o usuário

Captura de tela do software 'The Flemish Scrollers' identificando políticos distraídos no celular durante reuniões governamentais na Bélgica (Divulgação/Divulgação)

Captura de tela do software 'The Flemish Scrollers' identificando políticos distraídos no celular durante reuniões governamentais na Bélgica (Divulgação/Divulgação)

LP

Laura Pancini

Publicado em 13 de julho de 2021 às 07h00.

Um novo sistema de inteligência artificial (IA), que identifica políticos distraídos com o celular, pode deixar reuniões governamentais na Bélgica e quem sabe um dia no Brasil mais complicadas.

A criação é do artista digital belga Dries Depoorter e recebeu o nome de "The Flemish Scrollers".

Através do aprendizado de máquina (em inglês, "machine learning"), o software busca e identifica smartphones nas reuniões e debates do governo da Bélgica, transmitidas ao vivo via YouTube.

Já a ferramenta de reconhecimento facial ajuda a identificar automaticamente qual o político segurando o celular.

Não há como ter certeza que o acusado estava realmente perdendo tempo em alguma rede social. Ele pode estar respondendo a algum recado importante ou checando seus e-mails, mas isso não impede a IA de publicar automaticamente um alerta: "Caro distraído @, por favor, mantenha-se focado!"

A postagem é publicada automaticamente no Twitter e no Instagram com vídeo do legislador durante a reunião e sua conta oficial marcada.

A ferramenta foi lançada oficialmente na última segunda-feira, 5, então pouco se sabe sobre seu impacto no governo belga.

De acordo com repórter do site The Next Web, o criador do Flemish Scrollers tende a fazer arte voltada para o tema de privacidade o que pode significar que a ferramenta foi feita para conscientizar sobre o aumento de vigilância por IA.

"Quando os legisladores se tornam os alvos, eles podem estar mais ansiosos para regulamentar as armas", sugere o jornalista.

Acompanhe tudo sobre:BélgicaCelularesInteligência artificialPolíticosSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda