Tecnologia

Inteligência artificial mapeia quase todos os painéis solares dos EUA

Programa desenvolvido em Stanford pode ajudar empresas e governos

. (Matt Cardy/Getty Images)

. (Matt Cardy/Getty Images)

São Paulo - Em constante expansão, o uso de painéis solares vai de áreas extensas a pequenos telhados de residências e é uma das principais fontes de energia renovável disponíveis atualmente. No entanto, saber quantos são e onde estão instalados em determinada região era, até agora, uma tarefa complexa.

Para solucionar o problema, pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, recorreram ao uso da inteligência artificial e desenvolveram um sistema capaz de mapear todos os painéis solares visíveis nos Estados Unidos. Chamado de DeepSolar, o sistema conseguiu detectar os 1,47 milhão de painéis espalhados pelo país. O estudo foi publicado no periódico Joule.

Para fazer o mapeamento, o DeepSolar utilizou redes neurais e dividiu imagens captadas por satélites em blocos de pixels, combinando-os para determinar se existem painéis solares em uma determinada área, sejam grandes fazendas solares ou telhados individuais. O sistema levou uma semana para realizar toda a tarefa e entregar dados em tempo real, o que poderia demorar muito mais e ter dados desatualizados se fosse feito por abordagens convencionais.

Este tipo de mapeamento é útil a empresas e governos, que podem estar munidos de informação mais precisa para realizar planejamentos e ações na área.

Segundo o site Engaget, já é possível fazer algumas inferências a partir dos resultados, como saber as regiões com maior concentração de painéis e melhores condições geográficas para implantação, além de cruzar as informações com dados climáticos e socioeconômicos.

Acompanhe tudo sobre:Energia renovávelEnergia solarGeração de energiaInteligência artificial

Mais de Tecnologia

AirCar: carro voador de R$ 5,6 milhões está previsto para 2026; veja vídeo

Fortnite fica indisponível para iPhones e iPads, diz Epic Games

Bytedance projeta receita de US$ 186 bilhões em 2025 e se aproxima da Meta

Meta está com dificuldades para enfrentar anúncios de golpes em suas plataformas, diz jornal