Anúncio aconteceu depois que a Casa Branca indicou o presidente-executivo da Intel, Paul Otellini, para uma comissão de especialistas conselheiros do presidente Barack Obama (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 09h50.
Los Angeles, Estados Unidos - A Intel planeja construir uma fábrica de chips de 5 bilhões de dólares nos Estados Unidos até 2013, ampliando acentuadamente sua capacidade de produção norte-americana como parte de um grande plano de expansão global.
A fábrica vai produzir chips com tecnologia de 14 nanômetros e será erguida no estado norte-americano do Arizona, que está oferecendo incentivos para atrair empresas.
O anúncio aconteceu depois que a Casa Branca indicou o presidente-executivo da Intel, Paul Otellini, para uma comissão de especialistas que aconselha o presidente norte-americano, Barack Obama, sobre empregos.
A construção da fábrica da Intel deve começar em meados deste ano.
A Intel havia informado em outubro que planejava investir de 6 bilhões a 8 bilhões de dólares em instalações de produção no Arizona e em Oregon. Cerca de três quartos da produção da Intel ocorre nos Estados Unidos, mas a empresa está ampliando capacidade em outras regiões, incluindo Israel e China.