Tecnologia

Intel pode anunciar computadores com Android e Windows na CES

Conceito é conhecido internamente como Dual OS, segundo fontes ouvidas pelo The Verge; empresa estaria envolvendo outras fabricantes na proposta

intel (Getty Images)

intel (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2014 às 11h30.

A Intel pode revelar novos computadores rodando Android e Windows na CES 2014, que começa neste domingo. As informações são do The Verge, que conversou com fontes próximas ao assunto e indica que as motivações estejam relacionadas com a crise no mercado de desktops e notebooks – não solucionada nem com a “invasão” de híbridos.

O conceito é conhecido internamente como Dual OS, e a ideia da Intel seria fazer o sistema do Google rodar dentro do SO da Microsoft, usando para isso “técnicas de virtualização”. Dessa forma, seria possível abrir aplicativos de Android junto com programas para Windows, sem a necessidade de se reiniciar a máquina – ou seja, algo mais próximo do VirtualBox do que de um dual-boot.

Como lembra o The Verge, a ideia é semelhante a uma adotada pela Samsung com seu Ativ Q. O híbrido de tablet e notebook com Windows 8 pode rodar um Android virtualizado em tela cheia, tudo com a ajuda de um app chamado de Dual OS, coincidentemente. O nome igual pode indicar que os sul-coreanos são apenas um dos fabricantes com parceria com a Intel, assim como a Asus e seu tablet recentemente “apresentado”.

Problemas – Apesar da ideia interessante, ambos os donos dos sistemas operacionais podem não aceitar muito bem a ideia, como destaca o Verge. O gigante de buscas seria capaz de bloquear o acesso desses computadores “mistos” à Play Store e aos aplicativos proprietários. A MS, por sua vez, estaria tentando convencer os fabricantes a desistir da ideia, já que o plano atual dela é unificar, de certa forma, o Windows com o Windows Phone.

Além disso, o programa BlueStacks, que faz algo semelhante ao proposto pela Intel, já foi incluído com vários computadores, mas gerou pouca repercussão. No entanto, o fato de a iniciativa estar sendo liderada por grandes nomes dessa vez pode atrair mais os holofotes. De qualquer forma, vamos saber apenas durante a CES, que terá as primeiras apresentações neste domingo, em Las Vegas, e vai até o dia 10 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAsustekCESEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOIntelSamsungWindowsWindows 8

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump