Tecnologia

Intel passa a fabricar placas-mãe no Brasil

Produção foi licenciada pela Digitron, cuja nova fábrica foi inaugurada há poucos dias em Manaus

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

A Intel decidiu produzir placas-mãe no Brasil para atender à demanda local e se posicionar melhor para enfrentar a competição dos demais concorrentes, já que o potencial de expansão nessa área é grande. "O país vive um grande momento no consumo de produtos de tecnologia da informação, devendo estar entre os três maiores do mundo até 2010", disse o presidente da Intel no Brasil, Oscar Clarke, por meio de nota à imprensa.

No comunicado, a companhia afirma que a produção local de placas já estava na agenda da Intel há algum tempo, dada as "condições favoráveis encontradas no país, como a estabilidade financeira, os incentivos fiscais e o significativo crescimento do mercado".

A companhia destaca que a Digitron será a única empresa do mundo a fabricar e distribuir produtos da Intel por meio de um contrato de licenciamento desse tipo. Para o próximo ano, espera-se a produção de 500.000 placas-mães do modelo D945GCNL, conhecido como Newberry Lake. Outros produtos devem ser incorporados ao acordo até o ano que vem.

O preço das placas produzidas localmente deve ser 20% menor que o das importadas. Com isso, a empresa espera aumentar a competitividade do produto frente aos rivais.

De acordo com a Intel, a Digitron foi escolhida pelas condições favoráveis apresentadas por sua fábrica de Manaus. A unidade foi inaugurada há apenas três dias, em 6 de novembro, e possui capacidade para produzir 1,2 milhão de placas por mês. Com isso, poderá atender a demanda da Intel sem comprometer sua própria produção. Fundada em 1986, a Digitron recebeu um investimento da Intel Capital para modernizar sua linha de produção em setembro de 2005.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online