Tecnologia

Intel e Nokia querem chamadas com holografia no celular

Parceria entre empresas visa a criação de novas experiêncais em dispositivos móveis

Empresas buscam tornar recurso da ficção comum entre usuários de telefonia móvel (.)

Empresas buscam tornar recurso da ficção comum entre usuários de telefonia móvel (.)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2010 às 12h34.

São Paulo - Anunciada na terça-feira (24), a parceria entre as gigantes Intel e Nokia e a Universidade de Oulu, na Finlândia, tem entre seus primeiros objetivos a criação de novas experiências para dispositivos móveis. E a exibição de hologramas das pessoas com quem o usuário conversa, bem ao estilo dos filmes de ficção científica, está entre as áreas de pesquisa que devem ser exploradas pelas empresas.

A aliança entre as gigantes do setor de tecnologia foi lançada com a inauguração de um centro conjunto de inovação, que empregará 12 pesquisadores. A joint-venture é vista como crucial para que a Nokia melhore sua posição na liderança do mercado de software.

De acordo com a Intel, o laboratório realizará pesquisas relacionadas "a novas e atraentes experiências móveis para o usuário, aproveitando as capacidades cada vez melhores dos dispositivos móveis". Uma das áreas de desenvolvimento em potencial são tecnologias que permitam a visualização de hologramas 3D do interlocutor de uma conversa por telefone. Com o sistema, ressalta a empresa, os consumidores se sentiriam mais envolvidos e engajados com suas experiências móveis do que com os métodos atuais.

"A tecnologia 3D poderia mudar a maneira como usamos nossos dispositivos móveis e tornar a nossa experiência com eles muito mais cativante", disse, em comunicado, Rich Green, vice-presidente sênior e chefe do departamento de tecnologia da Nokia. "Nosso novo laboratório em conjunto com a Intel utiliza a experiência da comunidade de pesquisa de Oulu com interfaces 3D e, com o passar do tempo, estabelecerá uma base importante para o futuro das experiências móveis".

O laboratório ficará localizado no Centro para a Excelência da Internet na Universidade de Oulu e trabalhará de perto com os Laboratórios de Vida Urbana de Oulu, especializado em pesquisas e testes de inovações sociais e tecnológicas.

Leia outras notícias sobre Intel, Nokia ou sobre 3D

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:3DCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaIntelNokiaPesquisa e desenvolvimento

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma