Tecnologia

Instagram testa função que permite repostar publicações no feed

Nova funcionalidade pode facilitar a ampliação de conteúdos, mas gera preocupações sobre a falta de créditos aos criadores

Popularizado pelo Twitter, outras plataformas, como Threads, da própria Meta, e TikTok, também oferecem essa função (Lorenzo Di Cola/Getty Images)

Popularizado pelo Twitter, outras plataformas, como Threads, da própria Meta, e TikTok, também oferecem essa função (Lorenzo Di Cola/Getty Images)

Publicado em 17 de junho de 2025 às 09h59.

O Instagram começou a testar uma funcionalidade que permitirá repostar conteúdos diretamente no feed, em vez de apenas nos stories. O recurso, em desenvolvimento desde 2022, foi confirmado nesta segunda-feira (16) pela Meta ao site TechCrunch.

Usuários que já receberam a atualização relatam que será possível republicar tanto conteúdos próprios quanto de terceiros. A proposta aproxima a rede social do comportamento observado em plataformas como o Twitter, com seu retweet, lançado em 2009, e o Threads e TikTok, que também adotam formatos semelhantes.

A novidade pode agradar parte dos usuários, especialmente criadores de conteúdo, por oferecer mais visibilidade a postagens relevantes — hoje compartilhadas apenas via stories, DMs ou aplicativos de terceiros. A função cria uma alternativa nativa para o que já é prática comum entre influenciadores e perfis de marca.

Por outro lado, a atualização reacende críticas sobre a complexidade crescente da experiência no app. Atualmente, o Instagram já concentra múltiplos formatos: posts, stories, reels, notas, DMs e anúncios. Para críticos da mudança, mais uma funcionalidade pode acentuar a sensação de plataforma sobrecarregada.

Preocupações com autoria e saturação

Outro ponto sensível envolve a atribuição de autoria. Com repostagens no feed, memes, fotos e vídeos podem circular sem o devido crédito ao criador original, problema já recorrente nas redes e que tende a se intensificar se não houver controle ou ferramentas claras de atribuição.

Por enquanto, a função está restrita a testes e não há previsão oficial de lançamento global. Como em outros casos, a Meta pode decidir ampliar ou recuar da funcionalidade a partir da reação dos usuários durante a fase experimental.

Acompanhe tudo sobre:InstagramTikTokThreadsTwitter

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony