Tecnologia

Instagram revela privilégios de presidente da Câmara

Parlamentar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) usou um avião da Força Aérea Brasileira para levar parentes e amigos ao Rio de Janeiro

O cunhado do deputado aparece ao lado de sua esposa, Larissa: voo foi pago com dinheiro da FAB (Reprodução/Instagram)

O cunhado do deputado aparece ao lado de sua esposa, Larissa: voo foi pago com dinheiro da FAB (Reprodução/Instagram)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2013 às 10h16.

São Paulo - As mesmas redes sociais que articularam os protestos dos brasileiros contra a corrupção no último mês, registraram um deslize cometido pelo presidente da Câmara dos Deputados.

O parlamentar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar parentes e amigos ao Rio de Janeiro, no último final de semana. O grupo foi assistir à final da Copa das Confederações e utilizou as redes sociais para registrar o momento.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, um jato C-99 da FAB saiu sexta-feira de Natal, Rio Grande do Norte, em direção ao Rio de Janeiro. No avião, estavam sete parentes do deputado: seu filho e sua noiva Laurita Arruda e mais cinco parentes de Laurita. No voo de volta, no domingo, um amigo de Laurita também pegou carona no avião.

Após a partida, familiares e amigos do deputado postaram fotos do jogo no Instagram, comemorando o resultado. O próprio presidente da Câmara escreveu no Twitter: "BRASIL, seleção nota 10! E a torcida tb, nota 10! O campeão voltou!".

Segundo o Decreto nº 4244/2002, aviões da FAB podem ser utilizados por autoridades apenas quando houver "motivo de segurança e emergência médica, em viagem a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente".

Na agenda de Henrique Eduardo Alves, não estavam previstos compromissos oficiais no fim de semana. A assessoria do deputado afirmou que ele utilizou o avião para encontrar o prefeito carioca Eduardo Paes (PMDB-RJ), no sábado. Na mesma nota, o presidente da Câmara admite que a concessão da carona para os familiares foi um "equívoco".

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCopa das ConfederaçõesEmpresas de internetEsportesFutebolInstagramPolítica no Brasil

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não