instagram (Getty Images)
Lucas Agrela
Publicado em 17 de abril de 2015 às 09h27.
O Instagram mudou os termos do seu serviço, nesta semana, para esclarecer a proibição de publicação de imagens pornográficas por vingança, conteúdo também conhecido por "revenge porn".
Agora, a empresa proíbe explicitamente os internautas de ameaçarem a publicação de imagens íntimas de outras pessoas ou de crianças. Fotos que mostrem menores de idade parcialmente nus podem ser removidas por segurança pela companhia.
Entre as demais imagens que podem ser apagadas estão fotos de genitália, ato sexual e nádegas totalmente descobertas (caso seja uma foto tirada com proximidade acima da permitida pela rede social).
"Queremos que o Instagram continue a ser um lugar autêntico e seguro para inspiração e expressão. Ajude-nos a cuidar desta comunidade. Poste apenas as suas fotos e vídeos e sempre siga a lei. Respeite a todos no Instagram, não faça spam nem poste conteúdos que contenham nudez", pede a rede social em seu conjunto de regras de uso.
A tecnologia de remoção de imagens do Instagram, no entanto. não é livre de falhas. Recentemente, por exemplo, a empresa removeu uma foto artística de uma mulher menstruada que estava totalmente vestida.