Tecnologia

Instagram muda e permite vídeos de até uma hora

Novo aplicativo chamado IGTV busca posto de YouTube dos vídeos verticais

. (Lucas Agrela/Site Exame)

. (Lucas Agrela/Site Exame)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de junho de 2018 às 15h15.

Última atualização em 20 de junho de 2018 às 18h47.

São Paulo-- O Instagram anunciou hoje (20) uma das maiores mudanças de estratégia  desde sua criação: os vídeos, antes limitados a um minuto, agora podem ter até uma hora de duração. A novidade é parte da chamada IGTV e funcionará em um aplicativo separado do Instagram.

A empresa busca transformar-se em uma espécie de YouTube para vídeos verticais. Pensado inicialmente para dispositivos móveis, o IGTV terá versões para Android e iPhone.

Kevin Systorm, CEO e cofundador do Instagram, fez o anúncio em uma conferência em vídeo (exibida em uma TV na vertical) em diversos países, incluindo o Brasil, que a empresa diz estar entre seus principais mercados.

Para o cofundador brasileiro da companhia, Mike Krieger, as filmagens na vertical são tendência por causa dos celulares atualmente, mas só o tempo dirá se esse formato se popularizará em outros apps e dispositivos, como TVs.

Como no aplicativo do Instagram, o IGTV terá sugestões de conteúdos para os usuários. Inicialmente, os vídeos publicados no app não poderão ser monetizados pelos criadores.

O rival YouTube oferece suporte principalmente para conteúdos filmados na horizontal. Isso ajuda a empresa do Google a ter apps para TVs e funcionar bem no computador. No celular, é preciso virar a tela em modo paisagem para visualizar o vídeo em tela cheia atualmente, na maioria dos vídeos.

Junto ao anúncio do novo app IGTV, o Instagram também informou que atingiu o marco de um bilhão de usuários ativos mensalmente no mundo todo.

 

Acompanhe tudo sobre:AppsInstagram

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro