Tecnologia

Instagram libera atualização que facilita bate-papo privado

Com a nova versão do aplicativo, os usuários agora podem enviar conteúdos, como fotos, vídeos e até a localização, diretamente da linha do tempo para um amigo


	Instagram Direct: a função foi atualizada devido a pedidos de usuários
 (Place it)

Instagram Direct: a função foi atualizada devido a pedidos de usuários (Place it)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2015 às 15h00.

São Paulo – O Instagram quer ganhar espaço em uma área que o Snapchat e o WhatsApp reinam. A empresa liberou hoje uma atualização que atinge o Direct, uma área do app para envio de imagens e vídeos de forma privada.

A principal mudança está relacionada à forma de começar conversas. Antes, os usuários precisavam tirar uma foto ou escolher uma na galeria para compartilhar com um contato. Com a atualização, será possível enviar uma foto diretamente da linha do tempo para um seguidor.

Funciona da seguinte forma: o indivíduo vai encontrar uma seta ao lado dos ícones de comentar e curtir embaixo dos posts em sua linha do tempo. Ele precisa apertar nesta seta para enviar a imagem ou vídeo diretamente a um amigo ou grupo.

“Ainda é possível tocar na foto ou no vídeo para curtir a publicação original de dentro do Direct”, disse Ann Baum, engenheira do Instagram para iOS, em entrevista a EXAME.com.

O usuário também poderá compartilhar sua localização e as páginas de hashtags do app a partir do ícone da seta.

A nova função facilita o compartilhamento, já que antes era preciso mencionar uma pessoa em uma foto ou vídeo para isso. Segundo o Instagram, 40% dos comentários no app incluem uma menção.

Outra novidade do Direct é a conversa em sequência. Isto significa que o usuário terá um histórico de mensagens em apenas um lugar. Antes da atualização, era criada uma nova conversa toda vez que um conteúdo era compartilhado.

Com a nova versão, o usuário do app também pode nomear grupos e usar emojis maiores. O Instagram ainda adicionou uma função que facilita o acesso à câmera frontal para responder a mensagens com selfies.

Privacidade

Segundo Baum, fotos e vídeos compartilhados no Direct são visíveis apenas para usuários que já poderiam ver as publicações na linha do tempo. Caso a conta seja privada, só indivíduos autorizados poderão ver o conteúdo compartilhado no Direct.

Os únicos usuários que podem lhe enviar uma mensagem pelo Direct são seus seguidores. No entanto, isso não impede o recebimento de conteúdo de desconhecidos.

Ao receber uma mensagem de um não seguidor, a pessoa verá um alerta de pendência no ícone do Direct, no canto esquerdo superior da tela, e pode decidir se vai aprovar ou não a mensagem.

O Instagram Direct foi lançado em 2013 e, segundo Baum, mais de 85 milhões de pessoas usam a função todos os meses. “Foram muitos pedidos de nossos usuários por esta mudança no app”, finalizou a engenheira. Para comparação, o Instagram tem 300 milhões de usuários.

A nova versão do Instagram está disponível para usuários de iPhone e de smartphones com Android.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPhoneEmpresas de internetInstagramiPhone

Mais de Tecnologia

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista