Tecnologia

Instagram lança concorrente ao Snapchat, mas acesso ainda é limitado

O aplicativo, chamado “Bolt”, só está disponível para download para os usuários da Nova Zelândia, África do Sul e Singapura

instagram (Getty Images)

instagram (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 17h27.

O Instagram anunciou seu primeiro aplicativo independente que irá concorrer com o Snapchat, ao oferecer um serviço que permite enviar fotos e vídeos que são apagados assim que o destinatário desliza o dedo sobre a tela.

No entanto, o aplicativo, chamado “Bolt”, só está disponível para download para os usuários da Nova Zelândia, África do Sul e Singapura — na semana passada, o app tinha sido liberado acidentalmente e somente agora o Facebook (dono do Instagram) oficializou o programa.

O app está disponível para Android e iOS, mas somente residentes destes países conseguirão baixá-los. Segundo o Facebook, a escolha de começar por esses três países se deve aos altos índices de uso do Instagram e o fato de falarem inglês, o que serviria para testar melhor o app antes de um lançamento mundial, que não tem previsão de estreia ainda. 

Embora seja tratado como um concorrente ao Snapchat, vale lembrar que o próprio Facebook possui um app similar lançado há pouco mais de um mês chamado "Slingshot". No entanto, a empresa afirmou que não haverá conflito entre os programas e que o "Bolt" terá uma proposta diferente. 

Funcionamento - Para utilizar o app Bolt, bastará o usuário baixar o programa e se inscrever por meio do número do celular (não será necessário vincular a uma conta no Instagram ou Facebook). 

O envio dos conteúdos será permitido para uma pessoa de cada vez, e não será possível enviar uma imagem armazenada no álbum do celular. Ou seja, será preciso tirar uma foto por meio do aplicativo e enviá-la de forma instantânea para o contato desejado. 

Caso queira desistir do envio da imagem será possível desfazer a ação alguns segundos após, ao chacoalhar o aparelho — o que também dará a opção de salvar a imagem no álbum de fotos. 

Quando receber uma imagem, o usuário pode simplesmente apagá-la (pois os conteúdos são efêmeros de qualquer forma) ou responder enviando uma imagem ou mensagem de texto. 

Segundo o Facebook, após deletar uma imagem recebida ou passado 30 dias sem abrir o conteúdo, o arquivo é apagado dos servidores do Instagram. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookIndústria eletroeletrônicaINFOInstagramInternetRedes sociaisSmartphonesSnapchatSoftware

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro