Tecnologia

Instagram inicia testes de localização em tempo real dos usuários; entenda como funciona

A empresa deixou claro que o desenvolvimento do Instagram Map prioriza a segurança, oferecendo maneiras fáceis de controlar quem pode acessar a localização do usuário

Janaina Camargo
Janaina Camargo

Redatora na Exame

Publicado em 16 de abril de 2025 às 09h01.

Última atualização em 16 de abril de 2025 às 10h10.

Tudo sobreMeta
Saiba mais

O Instagram deu início aos primeiros testes de um novo recurso que permite exibir a localização em tempo real dos usuários para seus seguidores, informou a Meta ao g1.

O Instagram Map está disponível apenas para algumas pessoas e ainda não há previsão de quando ficará disponível para todos. "Estamos realizando um teste que permite que as pessoas optem por compartilhar sua última localização ativa com um grupo específico de pessoas", destacou a empresa.

A Meta deixou claro que o desenvolvimento do Instagram Map prioriza a segurança e oferece maneiras fáceis de controlar quem pode acessar a localização do usuário. O recurso permitirá ocultar locais específicos, como o endereço de trabalho, e emitirá lembretes para que as pessoas compartilhem sua localização apenas com quem confiam.

Como funciona?

Vídeos produzidos para o TikTok deram evidência à funcionalidade e mostram como a ferramenta funciona: sempre que o usuário abrir o Instagram, a localização exata será atualizada. O recurso permite que a informação seja exibida na aba de mensagens diretas, ao lado das notas, com um ícone de globo e o nome "Mapa".

O Instagram oferece a opção de compartilhamento com seguidores em comum e amigos próximos, mas há também a possibilidade de deixar a localização oculta, ativando o "modo invisível".

A dona do Instagram destacou que a ferramenta não vem habilitada por padrão e precisa ser ativada manualmente — podendo ser desativada a qualquer momento depois.

Acompanhe tudo sobre:MetaInstagramTecnologiaEmpresas

Mais de Tecnologia

xAI pede desculpas por mensagens extremistas de seu assistente de IA Grok

CEO admite que queimava US$ 2,6 milhões por mês e explica como salvou a empresa

Vivo adquire controle total da FiBrasil por R$ 850 milhões e reforça aposta em fibra óptica

Apple planeja novos MacBook Pro, iPhone 17e e iPads para o início de 2026