Tecnologia

Apresentado por HUAWEI

Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil

Para CEO do setor, país tem mercado gigante e já adota soluções em nuvem de forma madura

Yang Hua: CEO da Huawei Cloud para o Brasil (HUAWEI/Divulgação)

Yang Hua: CEO da Huawei Cloud para o Brasil (HUAWEI/Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 30 de novembro de 2023 às 10h06.

Com o objetivo de impulsionar a transformação digital das empresas brasileiras, a Huawei Cloud realizou nesta quarta-feira, 22, em São Paulo, um evento para reforçar seu compromisso com o país e anunciar novos produtos. A unidade de negócios do gigante global, que fornece infraestrutura e soluções para computação em nuvem, mira a estratégia em inteligência artificial (IA), cloud computing e na formação de um ambiente digital confiável.

Em entrevista à EXAME, o CEO da Huawei Cloud para o Brasil, Yang Hua, explicou o interesse da empresa pelo país. "O Brasil é o maior país na América Latina, por isso estamos focando e investindo bastante. O segundo motivo são as pessoas talentosas que encontramos por aqui, e o terceiro é o programa Spark, voltado para startups. Queremos ajudá-las a crescer e, depois, fazer parcerias locais", afirmou.

Essas condições, segundo ele, fazem do país um dos mercados mais importantes na estratégia global da empresa e justificam os investimentos feitos aqui, onde são atendidos mais de 300 clientes, abrangendo finanças, mídia, governo e operadoras.

Na visão de Hua, o diferencial competitivo da Huawei Cloud está no fornecimento de soluções mais abertas que a dos concorrentes (ecossistema open source) e, também, na melhor relação custo-benefício. "Como produzimos hardware e software, temos os melhores custos e a melhor performance", explica.

Yang Hua: CEO da Huawei Cloud para o Brasil (HUAWEI/Divulgação)

O executivo considera o mercado brasileiro "muito maduro" na adoção de soluções em nuvem e destaca alguns dos benefícios da tecnologia, como o "tempo reduzido de lançamento de produtos e a aceleração da inovação". Dessa forma, o mercado local continuará a ser abastecido com as novidades globais da empresa.

Destaques do evento

A Huawei Cloud apresentou o modelo Pangu 3.0, sistema que utiliza aprendizado de máquina de alto desempenho e alta confiabilidade para superar desafios complexos.

Na meteorologia, por exemplo, trata-se do primeiro modelo a vencer os métodos de previsão numérica (NWP) de última geração, com velocidade muito maior. No passado, prever a trajetória de um tufão nos próximos dez dias levava 5 horas. Com o Pangu, a tarefa pode ser feita em menos de 10 segundos.

Outro lançamento foi o GaussDB, um banco de dados em nuvem ultradistribuído e ultraescalável para setores de finanças, seguros, valores mobiliários e energia. E o MetaStudio, pipeline de produção de conteúdo digital completo da Huawei Cloud.

Utilizando o modelo de pessoa virtual Pangu, o MetaStudio possui tecnologia capaz de criar avatares digitais realistas, que podem produzir figuras em 2D e em 3D, recriando pessoas conhecidas, falando em diversas línguas, utilizando inteligência artificial (IA). O tempo de espera para uma pessoa virtual ganhar "vida" passou de nove dias para apenas 3 minutos.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Tecnologia

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar