Tecnologia

Iniciativa open source quer mapear o mundo para os cadeirantes

Chamada de WheelMap, a iniciativa é bem isso: um mapa que indica locais que primam (ou não) pela acessibilidade

wheelmap (Reprodução)

wheelmap (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2015 às 09h43.

Encontrar estabelecimentos acessíveis por cadeiras de rodas pode ser trabalhoso, mas um projeto open source quer mudar ao menos um pouco essa história. Chamada de WheelMap, a iniciativa é bem isso: um mapa que indica locais que primam (ou não) pela acessibilidade.

Baseado no OpenStreetMap, o serviço é bastante simples e qualquer um pode colaborar. Lojas, lanchonetes, bancos e outros pontos registrados no sistema são exibidos em seus respectivos locais no mapa, e um clique sobre o ícone permite classificá-los como “acessível por cadeira de rodas”, “parcialmente acessível” ou “inacessível”.

Também dá para incluir informações sobre os banheiros dos locais e usar esse dado – e outros parâmetros – para restringir as buscas no mapa, que aceitam nomes de cidades, países e dos próprios estabelecimentos cadastrados.

O projeto foi criado em 2010 por uma organização alemã de jovens chamada Sozialhelden, e teve boa repercussão em algumas regiões da Europa e dos EUA. Uma olhada em Berlim, por exemplo, mostra diversos pontos verdes, amarelos e vermelhos, e o mesmo acontece na região de Manhattan. Ao todo, mais de 450 mil estabelecimentos foram classificados, sendo a maioria deles na Alemanha, onde surgiu o app.

Só por isso já dá para perceber que pontos cinzas ainda predominam em muitos lugares. São Paulo, que tem apenas alguns poucos coloridos, é um deles, mas praticamente todas as outras regiões metropolitanas do Brasil se encontram na mesma situação. Então, se quiser colaborar, o site é esse aqui, e as versões para Android e iOS estão aqui e aqui.

Via Gizmodo

Acompanhe tudo sobre:INFOLocalizaçãoMapasSoftware

Mais de Tecnologia

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes