Tecnologia

Índia testa novamente com sucesso míssil nuclear

Índia testou pela terceira vez o míssil nuclear Prithvi II, com um raio de alcance de 350 km e capacidade para transportar uma ogiva de meia tonelada

Míssil nuclear Prithvi II, na Índia: o míssil nuclear mais potente disponível nas Forças Armadas indianas é o Agni III, com um alcance de cerca de 3 mil km (Getty Images)

Míssil nuclear Prithvi II, na Índia: o míssil nuclear mais potente disponível nas Forças Armadas indianas é o Agni III, com um alcance de cerca de 3 mil km (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 10h16.

Nova Deli - A Índia testou nesta terça-feira com sucesso pela terceira vez em dois meses o míssil nuclear Prithvi II, com um raio de alcance de 350 km e capacidade para transportar uma ogiva de meia tonelada, informou uma fonte oficial.

O teste aconteceu na cidade de Chandipur, no estado oriental de Orissa, em uma das instalações da Organização Indiana para a Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), explicou à agência local "Ians" um membro da equipe que fez o teste.

"A missão teve 100% de sucesso. Completou todos os objetivos", disse o diretor de testes de mísseis da DRDO, MVKV Prasad. O míssil já havia sido testado duas vezes em outubro.

O Prithvi ("terra", em sânscrito), que as forças indianas testam com certa frequência, é o primeiro míssil balístico indiano de construção nacional e um dos cinco modelos projetados pelo DRDO em seu programa de desenvolvimento de "projéteis guiados".

A Índia testou com sucesso em setembro pela segunda vez um míssil nuclear de longo alcance, o Agni V, um projétil capaz de transportar ogivas nucleares e atingir alvos em toda a Ásia e parte da Europa.

No momento, o míssil nuclear mais potente disponível nas Forças Armadas indianas é o Agni III, com um alcance de cerca de 3 mil km, embora o país já possua em fase de testes seu sucessor imediato, o Agni IV, com 500 km mais.

O país asiático anunciou em fevereiro que está desenvolvendo o Agni VI, um míssil de longo alcance com capacidade nuclear que pode transportar várias ogivas para efetuar ataques múltiplos.

A Índia disputa há anos uma corrida armamentista com o vizinho rival, o Paquistão, que também possui armas nucleares. O governo indiano, porém, também tem como objetivo ao demonstrar seu poderio nuclear não ficar muito atrás da superioridade militar chinesa na região.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaÍndiaTestes nucleares

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não