Tecnologia

Índia e Arábia Saudita são o próximo destino de missão do BTG Pactual para empreendedores

Tech Trip levará 30 convidados para conhecer dois dos países campeões em crescimento e inovação

Arábia Saudita tem ambiciosos projetos em esporte, turismo, energia, inteligência artificial e games (Lucas Amorim /Divulgação)

Arábia Saudita tem ambiciosos projetos em esporte, turismo, energia, inteligência artificial e games (Lucas Amorim /Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 16h56.

Última atualização em 16 de outubro de 2025 às 19h09.

Tudo sobreArábia Saudita
Saiba mais

Arábia Saudita e Índia são protagonistas no noticiário internacional de economia e negócios. Estão entre líderes no investimento em inovação num mundo em transformação.

A Arábia Saudita tem ambiciosos projetos em esporte, turismo, energia, inteligência artificial e games. Há dois dias, o Fórum Econômico Mundial revisou as perspectivas de crescimento do país de 3% para 4% este ano mesmo com todas as incertezas globais.

Na Índia, o crescimento também foi revisado para cima: de 6,4% para 6,6% graças a reformas e uma avanço no consumo doméstico. O gigante asiático já é a quarta maior economia do mundo e quer entrar para o grupo dos países desenvolvidos até 2047, no aniversário de 100 anos da independência.

São duas histórias que merecem ser acompanhadas mais de perto. É por isso que os dois países serão o próximo destino da Tech Trip do banco BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a EXAME).

Em 10 dias de viagem, em novembro, 30 empreendedores e investidores vão visitar empresas, centros de tecnologia, universidades e autoridades dos dois países.

É a segunda viagem no ano deste projeto voltado a apresentar mercados e abrir portas para projetos futuros. A primeira foi em maio, para a China, país que ao longo dos anos já recebeu mais de 100 visitantes da Tech Trip.

Na Arábia Saudita, primeira parada, o grupo vai jantar com o embaixador brasileiro e acompanhar um torneio de tênis da WTA.

"Queremos encantar os clientes", diz Marcio Luftglas, partner do BTG Pactual e um dos idealizadores da missão. "O objetivo é mostrar o desenvolvimento de setores como turismo, tecnologia e esporte", diz. O país será sede da Copa do Mundo em 2034.

Na Índia, o grupo também tem jantar com o embaixador brasileiro em Nova Delhi, além de visitas ao polo tecnológico de Bangalore e a Agra, onde está o Taj Mahal. Entre as empresas com visita agendada está o grupo Tata, gigante com negócios em tecnologia e indústria pesada.

"Estaremos com um grupo heterogêneo, com family offices, herdeiros, empreendedores, gestores de fundos. E conheceremos dois mercados em evidência, que vão influenciar o mundo", diz Luftglas.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaBTG PactualÍndia

Mais de Tecnologia

Como escolher a melhor TV de até R$ 2.500 em 2025

Guia prático: como acessar, resetar e recuperar senhas no roteador da Intelbras

Como usar o WhatsApp grátis na TIM em 2025: planos pré-pago, controle e pós-pago

Como compartilhar a tela do seu celular Android ou iPhone na TV LG