Tecnologia

Inaugurada em SC maior geradora solar em um edifício da AL

A Eletrosul pôs em funcionamento nesta sexta-feira em sua sede em Florianópolis a maior geradora solar montada em um único edifício

Eletrosul (Getty Images/Getty Images)

Eletrosul (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2014 às 16h24.

A Eletrosul pôs em funcionamento nesta sexta-feira em sua sede em Florianópolis a maior geradora solar montada em um único edifício de toda a América Latina e que conta com capacidade para abastecer 540 residências.

A Central Megawatt Solar, uma geradora que tem como fonte os painéis solares instalados nos telhados do edifício e do estacionamento da sede administrativa de Eletrosul.

A geradora, com capacidade para produzir 1,2 gigavatios por hora (GWh) de energia por ano tem uma potência instalada de 1 megawatt-pico (MWp), possui 4.200 módulos fotovoltaicos instalados ao longo de 8.300 metros quadrados de telhados.

Apresentada pela Eletrosul como modelo para outras edificações no Brasil, custou R$ 9,5 milhões, financiados em parte pelo banco de fomento do governo alemão (KfW).

A tecnologia para a geradora foi desenvolvida por empresas de cooperação internacional da Alemanha, um dos países líderes no setor, e por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal).

"Estamos atentos e alinhados às diretrizes do país pela diversificação e complementaridade da matriz energética, com o uso sustentável de fontes alternativas", afirmou o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, que lembrou que esta empresa estatal já é a maior produtora de energia eólica no sul do país.

"O Brasil tem um grande potencial para a geração de energia a partir do sol. Projetos como o Megawatt Solar certamente servirão de estímulo para que iniciativas semelhantes se multipliquem no país", disse o diretor da KfW para a América Latina, André Ahlert.

A empresa informou que a energia gerada pela edificação será vendida a consumidores particulares, como empresas e shoppings, mediante leilões públicos.

O primeiro destes leilões está previsto para o segundo semestre deste ano e pode comercializar 800 megawatts hora por ano.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEnergiaEnergia solarINFOInfraestrutura

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro