Você já parou para pensar como será sua cozinha daqui a 10 anos? Para a gigante de móveis Ikea, de todos os aposentos de uma moradia, é a cozinha " o centro de energia, atividade, conforto e criatividade". E levou isso a sério ao imaginar - e construir - uma cozinha futurista, conectada à internet das coisas. Juntou-se à empresa de design IDEO London e a alunos da Universidade de Lund, na Suécia, para criar a Concept Kitchen 2025. O projeto está exposto em um estande de destaque na EXPO Milano 2015, evento internacional que segue na cidade italiana até 31 de outubro. Confira a seguir algumas habilidades da cozinha do futuro, onde tudo é pensado para economizar espaços e reduzir desperdícios.
A cozinha do futuro traz soluções inteligentes para pequenos apartamentos. A mesa da foto ao lado, por exemplo, dispensa a necessidade de um fogão. Sistemas de aquecimento escondidos aquecem apenas o interior de potes e panelas, e não sua superfície. Para cozinhar, basta colocá-los sobre a mesa, que também é usada para servir e comer.
Esqueça seu caderno de receitas e até seu iPad. Se você coloca um alimento sobre a mesa, a câmera reconhece qual é esse alimento e logo em seguida projeta receitas, instruções de cozimento e até um temporizador diretamente na superfície. Se tempo é a sua preocupação, você só precisa indicar quanto tempo tem disponível para a mesa inteligente indicar as receitas possíveis.
4. Internet das Coisas por todos os ladoszoom_out_map
4/10(Divulgação/IKEA)
Repetindo: a Cozinha Conceitual 2025 dispensa livros de receita e iPads - mesmo.
O chamado "Sistema de Água Consciente" trabalha com um mecanismo de reaproveitamento hídrico. Uma bacia giratória é capaz de drenar água suja se for virada para a esquerda ou filtrar uma água razoavelmente limpa se virada para o lado contrário. A água poderá ser reutilizada, por exemplo, por uma máquina de lavar louça ou para regar suas plantas.
A geladeira também é diferente: não possui portas e mantém alimentos armazenados em recepientes refrigeradores individuais, distribuídos sobre prateleiras abertas. A ideia da "Dispensa Moderna" é prevenir que você compre mais do que o necessário.
Outra vantagem da "Dispensa Moderna" é a economia de energia. Os recipientes transparentes controlam a temperatura ideal para o alimento por meio de uma tecnologia de resfriamento incorporado às prateleiras.
Se você quiser manter seu peixe resfriado, por exemplo, pode guardá-lo no recepiente com a etiqueta "2º Celsius" e colocá-lo na prateleira, que vai conservá-lo na temperatura desejada.
O lixo é outro item que a cozinha do futuro toma cuidado. O "Sistema de Eliminação Consciente" permite que você selecione manualmente o tipo de reciclagem. Os resíduos são então esmagados, embalados a vácuo e até etiquetados. O Sistema ainda informa se você está em crédito (se tomar medidas consicentes) ou em débito (se estiver desperdiçando).
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão