Tecnologia

iG lança serviço de telefonia pela internet

Provedor de internet, em parceria com operadora de telefonia, implanta serviço;piloto de voz via web em Ribeirão Preto, interior de São Paulo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

Depois de um ano de estudos e preparativos, o provedor de internet iG lançou nesta terça-feira (12/4) a versão piloto de seu serviço de telefonia via web, batizado de iG Vox (leia reportagem de EXAME sobre a ascensão da tecnologia VoIP). O serviço é resultado de parceria com a operadora Primeira Escolha e será oferecido com planos pré-pagos de 30 a 400 reais apenas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo cidade escolhida como laboratório de implantação por seu perfil socioeconômico.

"Queremos identificar melhor o padrão de uso, quanto crédito os usuários vão querer adquirir e que tipo de ligação telefônica vai ter mais demanda", diz José Papa Neto, diretor de novos produtos do iG. Os testes devem consumir 60 dias, segundo o executivo, antes que mercados maiores como o paulistano sejam abordados. O iG possui 7,3 milhões de usuários ativos em 537 cidades brasileiras.

Além da redução de custos em ligações interurbanas e internacionais, as empresas responsáveis pelo serviço ressaltam a possibilidade de controle mais apurado de gastos. "A conta pode ser monitorada em tempo real pela web", diz Mario Leonel, presidente da Primeira Escolha. O consumidor de Ribeirão Preto, empresa ou pessoa física, precisa cadastrar-se no site, informar os números de telefones fixos e móveis a partir dos quais vai fazer as chamadas e comprar os créditos para fazer as ligações. É necessário usar sempre o código 24.

O esquema operacional da Primeira Escolha faz uma espécie de intermediação via internet entre duas ligações convencionais. "A tecnologia VoIP está no miolo da rede", diz Leonel. "Nas pontas, é rede telefônica normal." A empresa possui apenas um ponto de presença física, na cidade de São Paulo, mas mantém contrato de interconexão com a Telefonica, de modo que o usuário sempre pagará o preço de uma ligação local. Por exemplo, no caso de um usuário de Ribeirão Preto que fizer uma chamada para Nova York, a tarifa paga vai incluir como custo uma ligação local para acessar a rede da Primeira Escolha. A voz, então, é transportada pela internet até a ponta americana e lá é novamente convertida para uma ligação local até o número chamado.

Lá fora

Recentemente a America Online (AOL) lançou em 40 cidades dos Estados Unidos seu serviço de telefonia pela internet, ingressando em um mercado até então explorado apenas por operadoras de TV a cabo e empreendimentos específicos. Segundo analistas, a entrada da AOL no segmento vai ajudar a difundir o serviço, por causa do tamanho de sua base de clientes, 22 milhões de usuários pagos de internet.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Ninguém está preparado para a disrupção que a IA vai trazer, diz CEO do Mubadala

Loja de Black Myth: Wukong no Tmall fatura US$ 410 mil em três dias

Setor fotovoltaico na China projeta alta de 10% na capacidade instalada

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut