Tecnologia

Ibope e Twitter anunciam ferramenta para medir audiência da TV em redes sociais

A ferramenta fornecerá métricas do alcance e do engajamento dos telespectadores com base em comentários relacionados à TV publicados no Twitter.

twitter-tv (Flickr.com/esthervargasc)

twitter-tv (Flickr.com/esthervargasc)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às 10h14.

O Ibope Media e o Twitter anunciaram uma parceria no desenvolvimento de uma ferramenta que poderá medir a repercussão de programas de TV nas redes sociais. 

A ferramenta “Ibope Twitter TV Ratings” (ITTR) fornecerá métricas do alcance e do engajamento dos telespectadores com base em comentários relacionados à TV publicados no Twitter. 

A intenção é poder ajudar no desenvolvimento de estratégias para anunciantes e emissoras de TV. Quando estiver totalmente desenvolvido, o conjunto de soluções ajudará a medir o total de atividades e alcance ao vivo de conversas relacionadas à TV no Twitter.

A previsão de comercialização da ferramenta no Brasil é para ainda este ano. Em 2015 a solução estará disponível também na Argentina e Colômbia. 

A solução atenderá uma demanda de mercado no Brasil onde 54% dos internautas assistem TV e utilizam a internet ao mesmo tempo — 38% destes usuários comentam em tempo real sobre o que estão assistindo. 

De acordo com o comunicado das empresas, o desenvolvimento do ITTR é uma consequência natural do crescimento de engajamento dos telespectadores nas redes sociais e da necessidade de estabelecer uma métrica de referência para emissoras e anunciantes.

O atendimento para o Brasil será de responsabilidade do Ibope Media e terá sua implementação em um modelo freemium — com funções e dados mais básicos, como a classificação do programa, disponibilizados gratuitamente pelas redes sociais do Ibope Media. Para os clientes que desejarem mais detalhes sobre as análises e os dados, serão oferecidas outras opções de produtos pagos que ainda estão sendo definidas pelas duas empresas. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetINFOInternetRedes sociaisTelevisãoTVTwitter

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO