Tecnologia

IBM lança novo sistema de previsão do tempo com cobertura mundial

A demanda por previsões meteorológicas muito precisas e mais rápidas cresceu à medida que as condições mais extremas do clima aumentaram

Previsão do tempo: IBM vai investir no setor com novo sistema de meteorologia (thenakedsnail/Getty Images)

Previsão do tempo: IBM vai investir no setor com novo sistema de meteorologia (thenakedsnail/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 14 de novembro de 2019 às 16h00.

Londres — A IBM anunciou nesta quinta-feira (14) que lançará um novo sistema de meteorologia capaz de prever condições do tempo com até 12 horas de antecedência e cobrir partes do mundo que não possuíam acesso a dados detalhados.

A demanda por previsões meteorológicas muito precisas e mais rápidas aumentou à medida que as condições mais extremas do clima aumentam com o aquecimento global e à medida que cresce o percentual de utilização de energias renováveis, mais dependentes de fatores como chuva e vento.

O sistema, conhecido como IBM GRAF - Sistema Global de Previsão Atmosférica de Alta Resolução - será executado em um supercomputador e fornecerá previsões de qualidade mais detalhadas.

Anteriormente, esse tipo de previsão estava disponível apenas nos Estados Unidos, Japão e em alguns países da Europa Ocidental.

O novo sistema fornecerá dados para cobrir o mundo, incluindo Ásia, África e América do Sul, algumas das regiões mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, informou a empresa.

"As previsões aprimoradas podem ser revolucionárias para algumas áreas do mundo, como para um agricultor rural na Índia ou no Quênia", disse Cameron Clayton, chefe da The Weather Company, subsidiária da IBM.

"Se você nunca teve acesso a dados climáticos de alta resolução, agora poderá prever tempestades antes que se aproximem de seus campos, e pode planejar melhor o plantio ou a colheita", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:IBMMeteorologia

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO