Tecnologia

IBM e Microsoft tentam dar mais segurança a informações na internet

Empresas desenvolvem softwares que impediriam o roubo de dados pessoais pela web

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

Um grupo de especialistas liderado pela International Business Machines Corp. (IBM) está trabalhando no desenvolvimento de um software que permitirá o controle de informações pessoais na internet. O projeto, batizado de Higgins, tem como objetivo combater o roubo de identidade e simplificar o modo como os usuários acessam serviços pela web.

A idéia da IBM não é pioneira; há algumas semanas a Microsoft Corp. divulgou um produto similar chamado Infocard. Ambos partem da premissa de que o usuário designaria informações específicas, como endereço ou número de cartão de crédito, que poderiam ser vistas por determinados sites.

Os softwares livrariam o usuário de ter de lembrar senhas longas para comprar, acessar a conta no banco ou ler os e-mails. Já para as empresas os produtos representariam uma barreira a mais contra o roubo de informações pessoais.

Enquanto o Infocard funcionará apenas nos computadores que trabalhem com o Windows, o Higgins poderá ser operado em Windows, Linux e outros sistemas. Ambos, no entanto, compartilham um problema: convencer as empresas a confiar nos dados guardados pelos programas e os internautas de que os sistemas são realmente úteis.

A IBM diz ter planos para lançar o software comercial baseado no Higgins no próximo ano. Já o Infocard é esperado para setembro de 2006.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?