Tecnologia

IBM e Google revelarão nova interface aberta contra a Intel

A interface aberta ajudará centros de dados empresariais e de nuvem a acelerar big data, aprendizado de máquinas e análises


	IBM: o consórcio planeja tornar a especificação OpenCAPI disponível para o público antes do fim do ano
 (Chung Sung-Jun/Getty Images)

IBM: o consórcio planeja tornar a especificação OpenCAPI disponível para o público antes do fim do ano (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2016 às 19h20.

Gigantes de tecnologia como IBM, Google e várias outras se uniram para lançar uma especificação aberta que pode impulsionar a performance de centros de dados em até 10 vezes, para enfrentar a Intel.

O novo padrão, chamado Open Coherent Accelerator Processor Interface (OpenCAPI), é um fórum aberto para fornecer um design de especificação de interface aberta de maior largura de banda e latência menor.

A interface aberta ajudará centros de dados empresariais e de nuvem a acelerar big data, aprendizado de máquinas, análises e outras cargas de trabalho emergentes.

O consórcio planeja tornar a especificação OpenCAPI disponível para o público antes do fim do ano e espera servidores e produtos relacionados baseados no novo padrão na segunda metade de 2017, disse em comunicado.

A Intel, maior fabricante de chips do mundo, é conhecida por proteger suas tecnologias de servidores e preferiu ficar de fora do novo consórcio. No passado, ela também ficou de fora de proeminentes grupos de tecnologias de padrões abertos, como CCIX e Gen-Z.

As companhias Advanced Micro Devices, Mellanox Technologies, Dell, Hewlett Packard Enterprise, Micron Technology, NVIDIA e Xilinx também são membros do consórcio OpenCAPI.

Acompanhe tudo sobre:Big dataEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIBMIntelServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp