Tecnologia

IBM destaca aplicativos sociais no PlayBook da RIM

IBM quer tomar o lugar da Microsoft e seus negócios de software para desktop

Instalações da IBM no Brasil

Instalações da IBM no Brasil

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 22h20.

Toronto - A IBM quer tomar o lugar da Microsoft e seus negócios de software para desktop com as versões atualizadas de seus programas Lotus, criados para otimizar o potencial de mobilidade e colaboração da chamada "cloud computing", ou computação em nuvens.

A gigante de computação convidou o co-presidente-executivo da Research In Motion (RIM) Jim Balsillie a participar da conferência Lotusphere da IBM em Orlando, nesta segunda-feira, para demonstrar os novos softwares da IBM no tablet ainda não-lançado da RIM, o PlayBook.

Tanto as já famosas gigantes de tecnologia quanto empresas mais novas do setor visam lucrar com o cloud computing --em que a tecnologia da Internet é usada para tirar o computador do desktop e colocá-lo em centros de dados remotos. O crescimento da computação em nuvem tem muito a ver com o boom dos smartphones e dos tablets, especialmente entre clientes corporativos.

Balsillie mostrou como o usuário do PlayBook pode receber e-mails de um contato do programa de e-mail do Lotus e rapidamente já checar seu perfil no Lotus Connections, convidando-o para uma rede social.

A IBM disse ainda que o lançamento da versão "em nuvens" do LotusLive Symphony, uma suite de programas de escritório, permitirá a co-edição de documentos por mais de um usuário de diversos locais diferentes.

O Symphony será disponibilizado na segunda metade de 2011 para aparelhos RIM e Apple, além de smartphones Nokia e aparelhos que operam com o Android, do Google.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasServiçosEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoIBMSoftware

Mais de Tecnologia

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses

Blue Origin desafia a SpaceX com o primeiro voo oficial da NASA