Tecnologia

IBM cria memória nanomecânica

SÃO PAULO - Pesquisadores da IBM demonstraram, em Zurique, na Suíça, uma tecnologia de armazenamento capaz de manter um terabit de dados por polegada quadrada. É uma densidade vinte vezes maior que a dos mais avançados discos magnéticos hoje disponíveis. A demonstração é parte do projeto que a IBM chama de Millipede (centopéia). O dispositivo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.

SÃO PAULO - Pesquisadores da IBM demonstraram, em Zurique, na Suíça, uma tecnologia de armazenamento capaz de manter um terabit de dados por polegada quadrada. É uma densidade vinte vezes maior que a dos mais avançados discos magnéticos hoje disponíveis.

A demonstração é parte do projeto que a IBM chama de Millipede (centopéia). O dispositivo construído pelos pesquisadores é mecânico. Pontas afiadas produzem pequenos buracos numa lâmina plástica. Cada um desses buracos representa um bit.

Esse dispositivo lembra os cartões perfurados usados, no passado, para armazenamento de dados. A diferença é que o invento da IBM tem dimensões nanométricas. O buraco equivalente a um bit é 50 000 vezes menor que o ponto no final desta frase. Além disso, graças às características do polímero onde são gravados os bits, o processo é reversível, permitindo que os dados sejam apagados e regravados.

A velocidade de leitura e gravação é, por enquanto, muito baixa, na faixa de alguns quilobits por segundo. Mas os pesquisadores acreditam que será possível construir dispositivos mais rápidos, com velocidades de leitura entre 1 e 2 Mb/s. Eles poderão substituir os atuais cartões de memória flash, usados em câmeras fotográficas digitais, palmtops e tocadores de MP3. Gerd Binnig, ganhador do prêmio Nobel e um dos líderes do projeto Millipede, prevê, também, que densidades de gravação ainda maiores poderão ser atingidas.

A IBM não diz quando essa tecnologia, ainda experimental, vai se transformar em produto. Mas é improvável que isso aconteça em menos de cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online