Tecnologia

Huawei segue Samsung e apresenta smartphone com tela dobrável

Chamado Mate X, smartphone pode ficar com display de até 8 polegadas

 (Picture Alliance/Getty Images/Getty Images)

(Picture Alliance/Getty Images/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 11h20.

Última atualização em 25 de fevereiro de 2019 às 14h00.

São Paulo – A chinesa Huawei seguiu os passos da rival Samsung e apresentou o seu primeiro smartphone com tela dobrável no Mobile World Congress, o maior congresso de celulares do mundo.

O dispositivo chamado Mate X tem 6,6 polegadas quando usado como smartphone e 8 polegadas quando está no modo tablet. Para efeito de comparação, ele é maior do que um Galaxy Note 9 no primeiro caso e maior do que um iPad Mini no segundo.

Huawei Mate X

(Picture Alliance/Getty Images/Getty Images)

Design

O concorrente da Samsung tem opções de telas menores, sendo 4,6 e 7,3 polegadas. Ambos têm o mesmo problema de design: quando dobrados, eles ficam mais espessos do que os smartphones atuais. Ainda assim, o modelo da Huawei é mais fino do que o da Samsung. São 5,4 mm contra 6,9 mm. Em modo tablet, a espessura é convencional.

A principal diferença na forma como os smartphones são dobrados é que o da Samsung se dobra ao meio, enquanto o da Huawei tem a lateral dobrável.

O novo visual desses smartphones que têm telas dobráveis não deixou espaço para um item que tem gradualmente desaparecido dos aparelhos: entrada para fones de ouvido. Quem comprar algum desses dispositivos terá que utilizar fones de ouvido Bluetooth ou usar um adaptador P2 para USB Type-C.

5G

O Huawei Mate X será compatível com redes 5G, e ele deve chegar ao mercado junto com os primeiros serviços dessa nova conexão móvel de alta velocidade na Europa, o que está previsto para acontecer em meados de 2019.

Ficha técnica

Por dentro, o processador do Mate X Kirin 980, 8GB de RAM e 512GB de espaço na memória. A bateria não pode ser dobrada. Por isso, o Mate X tem duas, somando 4.500 mAh (a média de mercado é cerca de 3.000 mAh). Graças a um carregador de 55W (o da Samsung é de 25W), o smartphone da Huawei pode obter 85% de carga em 30 minutos. Pouco se falou na apresentação da Huawei sobre câmeras. Os destaques foram a câmera frontal com tecnologia da Leica e um modo de fotografia que mostra à pessoa fotografada uma prévia da imagem que será registrada, façanha permitida pela tela dobrável.

Preço

O Mate X tem preço sugerido de 2.600 dólares, mais caro que o a Samsung cobra pelo Galaxy Fold (1980 dólares), e ele ainda não tem previsão de lançamento para o mercado brasileiro – apesar de a Huawei planejar uma nova tentativa no mercado brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:HuaweiSmartphones

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre