Tecnologia

Huawei quer qualidade na telefonia móvel durante a Copa

Empresa quer trazer serviço de garantia de qualidade em telefonia móvel em grandes eventos esportivos, como fez nas Olimíadas de Pequim

A proposta da Huawei consiste em atuar em conjunto com a operadora no planejamento das redes para os eventos que acontecerão no País (David Ramos- Getty)

A proposta da Huawei consiste em atuar em conjunto com a operadora no planejamento das redes para os eventos que acontecerão no País (David Ramos- Getty)

share
DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 15h25.

São Paulo - Na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, o Brasil será inundado de turistas, muitos deles com smartphones e tablets, demandando mais capacidade das redes das operadoras móveis.

Durante partidas de futebol e outros eventos esportivos, o risco é grande de ocorrerem períodos de pico de tráfego, congestionando o serviço e reduzindo a taxa de chamadas completadas.

Para que as operadoras brasileiras não saiam com sua imagem arranhada, a Huawei quer trazer para o País um serviço de garantia de qualidade em telefonia móvel durante grandes eventos. A ideia já está sendo apresentada às teles nacionais e faz parte das demonstrações da fabricante em um road show tecnológico aberto pela empresa esta semana no Rio de Janeiro.

A proposta da Huawei consiste em atuar em conjunto com a operadora no planejamento das redes para os eventos que acontecerão no País. "Vamos estudar o tráfego em eventos anteriores de menor porte para calcular o que precisará ser feito", explica o CTO da Huawei no Rio de Janeiro, Alexandre Fernandes. São elaborados planos de contingência e a própria instalação e manutenção da rede nos locais dos grandes eventos ficariam a cargo da Huawei. Como garantia para a operadora, a fabricante assina um contrato de nível de serviço (SLA) com metas "agressivas", afirma Fernandes.

A Huawei prestou serviços similares para a China Mobile e China Unicom nas Olimpíadas de Pequim, e também para uma operadora sul-africana durante a Copa do Mundo de 2010.

LTE

No road show da Huawei, o destaque tecnológico são as demonstrações de redes de quarta geração (4G) no padrão LTE. A empresa montou uma mini-rede em 2,5 GHz na qual consegue atingir picos de download de 97,7 Mbps, o que seria suficiente para baixar um vídeo de 800 Mb em 1,5 minuto ou uma música de 5 Mb em 0,5 segundo. Outra demonstração feita sobre a rede LTE é o streaming de um vídeo em três dimensões.

Acompanhe tudo sobre:CelularesCopa do MundoEmpresasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaEsportesFutebolHuaweiIndústria eletroeletrônicaOlimpíadasTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos