Tecnologia

Huawei ironiza Apple por mudar pouco o iPhone XS

Fabricante é uma das principais rivais da Apple no mercado chinês e prepara o lançamento do smartphone Android Mate 20

 (EXAME/Apple/Reprodução)

(EXAME/Apple/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 10h04.

Última atualização em 14 de setembro de 2018 às 14h18.

São Paulo – A Huawei ironizou o lançamento dos novos iPhones XS ao publicar uma mensagem no Twitter logo após o evento da Apple dizendo o seguinte: "Obrigado por manter as coisas iguais. Nos vemos em Londres".

Em 16 de outubro, a cidade britânica será o local de apresentação do novo smartphone da marca, chamado Mate 20. Neste ano, a empresa se destacou por liderar as vendas de smartphones na China, com parcela de mercado de 21,87%, enquanto a Apple aparece em segundo lugar, com 21,25%, segundo a consultoria Statcounter, e também por lançar um celular com três câmeras traseiras (o iPhone XS tem duas).

De acordo com dados globais de 2018, de janeiro até agosto, Samsung (30,81%), Apple (20,38%) e Xiaomi (7,09%) lideram as vendas, enquanto a Huawei aparece na quarta colocação (7,06%). A companhia está fora do mercado brasileiro hoje, mas fechou um acordo com a Positivo Tecnologia para tentar novamente a sorte no país–desta vez, com foco em smartphones topo de linha, não em intermediários como fez no passado.

Apesar da ousadia da Huawei, a receita da Apple apenas com as vendas do iPhone X, a estrela dos lançamentos do ano passado da marca, superaram as de todas as fabricantes concorrentes, exceto pela Samsung, de acordo com a consultoria Counterpoint Research.

O aumento do preço, que chegou aos mil dólares pela primeira vez, fez com que a Apple mantivesse a receita do iPhone 6, que vendeu 30 milhões de unidades a mais do que o produto de 2017. Não é á toa que a Apple se tornou a primeira empresa a valer 1 trilhão de dólares, algo que a Amazon também conseguiu recentemente.

Em termos visuais, o iPhone XS e o iPhone XS Plus não mudaram em relação ao ano passado. Ainda assim, ele teve troca de processador para aumento de performance e desempenho, melhorias de inteligência artificial na câmera traseira, ganhou vidro mais forte na tela e recebeu a certificação de resistência à água e poeira IP68, para aguentar mergulhos de 30 minutos a 2 m de profundidade. Fora isso, a Apple apresentou uma versão de menor custo, chamada iPhone XR, de 749 dólares, enquanto os preços dos irmãos de linha são de 1.000 dólares e 1.099 dólares.

Acompanhe tudo sobre:AppleHuaweiiPhone

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro