Tecnologia

Huawei diz ter interesse na Nokia e critica Windows Phone

Declarações foram feitas pelo presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei, Richard Yu, ao jornal Financial Times

Modelo apresenta o novo smartphone Huawei Ascend P6: maioria dos aparelhos da fabricante opera com o sistema do Google (Edgar Su/Reuters)

Modelo apresenta o novo smartphone Huawei Ascend P6: maioria dos aparelhos da fabricante opera com o sistema do Google (Edgar Su/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 10h01.

São Paulo - A fabricante chinesa Huawei declarou que está aberta a negociações para comprar a finlandesa Nokia e ajudá-la a se tornar líder do mercado mundial de smartphones. A declaração foi feita pelo presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei, Richard Yu, ao Financial Times.

"Estamos considerando estes tipos de aquisições, talvez a combinação tenha algumas sinergias, mas depende da vontade da Nokia. Estamos com a mente aberta", disse.

O executivo criticou ainda a plataforma de telefonia Windows Phone, da Microsoft, usada tanto pela Nokia quanto pela própria Huawei, declarando achá-la "fraca". "Se o Windows Phone [será] um sucesso é difícil dizer – tem uma quota de mercado muito pequena. [Windows Phones] são fracos, mas ainda necessitam de uma taxa de licença. Isso não é bom. O Android é livre", explica Yu. Atualmente, a maioria dos smartphones da fabricante chinesa opera com o sistema operacional do Google.

A chinesa se tornou a terceira maior fabricante de smartphones, em termos de volume, atrás apenas da Samsung e da Apple, e o objetivo da companhia, segundo Yu, é vender entre 55 milhões e 60 milhões de celulares neste ano, superando as fabricantes líderes no mercado. Contudo, a lentidão do crescimento da empresa se dá por uma escassez de suprimentos de componentes, afirma o executivo.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaHuaweiIndústria eletroeletrônicaNokiaSmartphonesWindows Phone

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não