Tecnologia

Huawei diz que esta foto é de seu smartphone – mas não é

Em redes sociais, a Huawei deu a entender que uma bela imagem havia sido feita com a câmera de um smartphone, mas não era bem verdade


	Fotografia: fabricante sugeriu que essa foto havia sido tirada com um smartphone
 (Huawei/Google Plus)

Fotografia: fabricante sugeriu que essa foto havia sido tirada com um smartphone (Huawei/Google Plus)

share
DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2016 às 17h56.

São Paulo – A Huawei arrumou uma bela de uma encrenca nas redes sociais. A empresa sugeriu que a foto acima havia sido feita com um smartphone seu, o P9. A foto, muito bonita, foi publicada (por incrível que pareça) no Google+.

O problema é que algumas pessoas passaram a desconfiar. A equipe do site Android Pit achou que valia a pena analisar um pouco mais profundamente. A descoberta foi que a foto, na realidade, havia sido feita com uma câmera profissional. Mais especificamente, uma Canon EOS 5D Mark III com uma lente EF 70-200mm f / 2.8L IS USM II. Unidos, o corpo e a lente dos dispositivo custam mais de cinco mil dólares.

A investigação não levou muito tempo, já que as fotografias postadas na rede social do Google (assim como as publicadas no Flickr) preservam todos os dados sobre a câmera, lente e configurações, as chamadas Exif.

(Android Police)

Na publicação do Google+, que foi removida pela marca, a Huawei não afirma que a imagem foi tirada com o P9. Porém, a legenda sugere que a foto pode ser feita com o smartphone. Tire suas próprias conclusões com a postagem traduzida:

“Nós conseguimos pegar um nascer do sol lindo com a Deliciously Ella. A câmera dupla Leica do #HuaweiP9 faz com que seja um prazer tirar fotos em condições de baixa luminosidade como as dessa imagem. Reinvente a fotografia do smartphone e compartilhe suas fotos de nascer do sol conosco. #OO”.

Em resposta ao Android Pit, a fabricante disse que a imagem foi tirada profissionalmente para as filmagens de um anúncio do Huawei P9. De acordo com a marca, a foto foi publicada nas redes sociais para inspirar a comunidade. “Reconhecemos ainda que deveríamos ter sido mais claros com a legenda desta imagem. Nunca foi nossa intenção enganar.”

Se foi um engano mesmo, nós nunca saberemos. No entanto, vale ressaltar que propaganda enganosa é crime pela lei brasileira. De acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, uma publicidade é considerada falsa quando induz o consumidor ao erro.

Não é a primeira vez que isso acontece com uma fabricante de smartphones. Em 2015, a Quantum foi pega utilizando imagens de banco de fotos para divulgar a câmera do seu aparelho, o Quantum Go.

Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisEmpresasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaFotografiaHuaweiIndústria eletroeletrônicaInternetRedes sociaisSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos