Tecnologia

HP anuncia dois novos smartphones e um tablet similar ao iPad

Os três aparelhos vão rodar o sistema operacional WebOS, desenvolvido originalmente pela Palm, que foi comprada pela HP há cerca de um ano.

Palm TouchPad, da HP: o tablet tem uma câmera frontal para videoconferência (HP (divulgação))

Palm TouchPad, da HP: o tablet tem uma câmera frontal para videoconferência (HP (divulgação))

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 17h10.

O tablet da HP chama-se Palm TouchPad. É visualmente parecido com o iPad, com tela sensível ao toque de 9,7 polegadas. Tem uma câmera frontal para videoconferência, item ausente (por enquanto) do tablet da Apple. Outro quesito em que o TouchPad supera o rival é na capacidade de rodar animações, vídeos e aplicativos em Flash, também ausente do iPad. Outra vantagem está, segundo a HP, no processador Snapdragon, da Qualcomm. Ele deve dar agilidade ao TouchPad, especialmente ao rodar várias tarefas ao mesmo tempo. Mas o WebOS perde na disponibilidade de aplicativos. A HP diz que há milhares de títulos disponíveis. Mas, como essa plataforma ficou quase abandonada nos últimos dois anos, não há muitos programas novos e interessantes para ela. 

Os dois smartphones anunciados pela HP são o Palm Veer e o Palm Pre 3. O primeiro tem o tamanho de um cartão de crédito, com um teclado deslizante atrás. Deve começar a ser vendido nos Estados Unidos no segundo trimestre. Já o Pre 3 é mais parecido com o iPhone, ao menos no tamanho. Ele também tem um teclado deslizante e parece ter sido concebido para uso profissional. Deve começar a ser vendido na metade do ano. Com os três aparelhos anunciados hoje, também estreia uma nova versão do WebOS, a 2.1.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHPIndústria eletroeletrônicaiPadiPhoneServiçosSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é