EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.
A HP ampliou, no segundo trimestre, a liderança no mercado latino-americano de computadores pessoais. A companhia encerrou junho com uma fatia de 13,3% na região, um incremento de 2,2 pontos percentuais sobre a fatia detida no mesmo período de 2005. Os dados são da consultoria IDC, especializada em tecnologia.
No segmento de computadores portáteis, a companhia também liderou o mercado, com participação de 34,1%. No segmento de computadores de mesa, a participação foi de 9,9%, o que também lhe assegurou a liderança na América Latina.
Brasil
No Brasil, a HP ampliou a liderança nas vendas de notebooks, quando se considera a soma do mercado corporativo e consumidor final entre abril e junho. A companhia elevou em quatro pontos percentuais sua fatia de mercado, que atingiu 28%. No segmento corporativo, as vendas subiram 54% sobre o mesmo período do ano passado. O desempenho foi estimulado pelas vendas a pequenos e médios empreendedores, que absorveram 63% do total de unidades. Em relação ao segmento de consumo final, a HP obteve market share de 35%.
A HP também fechou junho com desempenho acima da média no segmento de computadores de mesa no país. Entre abril e junho, o mercado varejista brasileiro cresceu 39% sobre o primeiro trimestre. Já a HP ampliou seus negócios em 66%.