Tecnologia

HP 8

O HP 8 é um tablet com tela de 7,85 polegadas, design agradável e processador intermediário. À primeira vista, ele lembra o iPad mini, da Apple, especialmente pela cor branca na parte da frente e pelo acabamento em alumínio na de trás. O gadget tem um custo abaixo da média para o mercado brasileiro, sendo […]

1

1

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 17h55.

logo-infolab

O HP 8 é um tablet com tela de 7,85 polegadas, design agradável e processador intermediário. À primeira vista, ele lembra o iPad mini, da Apple, especialmente pela cor branca na parte da frente e pelo acabamento em alumínio na de trás. O gadget tem um custo abaixo da média para o mercado brasileiro, sendo vendido por 799 reais, com uma configuração razoável. Entretanto, a fabricante optou por eliminar recursos como GPS e Bluetooth em prol do design e da força de processamento.

Na prática, a geolocalização para este tablet pode não ter muita utilidade, visto que não há opção para usar a internet por meio de um chip de operadora, apenas por Wi-Fi. Por outro lado, o Bluetooth pode fazer falta, especialmente para quem precisa utilizar um teclado, fone de ouvido ou dock sem fio.

Contudo, o foco do produto, conforme descrito na apresentação oficial da HP no Brasil, é a navegação na internet. Nesse ponto, o aparelho se saiu bem e não houve nenhum tipo de travamento no sistema Android (versão Jelly Bean 4.2.2). Jogos casuais também podem ser executados tranquilamente neste tablet.

Não há muitas modificações no sistema móvel do Google, mas um recurso interessante é um aplicativo que oferece acesso aos arquivos armazenados no dispositivo em uma interface que funciona de forma semelhante ao Windows Explorer no Windows para desktops.

Tela

A tela IPS do HP 8 tem resolução de 1024 por 768p, com 16 milhões de cores. O display é voltado para a leitura de sites e redes sociais, uma vez que conta com o formato 4:3. Apesar de ser benéfica para a navegação web, uma tela desse tipo não é adequada a assistir vídeos em Full HD porque serão exibidas faixas pretas horizontais acima e abaixo das imagens. Fora isso, a experiência de uso é agradável e a sensibilidade da tela não desaponta.

Design e Construção

Como mencionado, o HP 8 tem acabamento em alumínio em sua parte traseira, assim como o iPad mini e o Positivo mini. Isso oferece um visual de produto topo de linha, apesar de ser um aparelho de custo mediano. A ergonomia do produto é boa, semelhante à do Samsung Galaxy Note 8, exceto por ela ser um pouco mais larga do que a média dessa categoria de aparelhos, dado o formato 4:3 da tela. O tablet é leve (368g) e fácil de manusear.

Não há um botão Home como no iPad. O botão de ligar e os controles de volume ficam na lateral direita do produto, o que dá mais destaque para a tela do HP 8. Vale notar que o modelo testado pelo INFOlab veio com uma smart cover azul, que funciona de forme idêntica ao acessório equivalente para iPad e é vendida por 89 reais.

Configuração

O tablet não conta com um processador ARM, Intel ou MediaTek. Seu núcleo é um Allwinner A31 quad-core com velocidade máxima de 1GHz. Apesar de não haver uma marca conhecida diretamente por trás do produto, o processador oferece ao HP 8 um bom desempenho, rodando suavemente o Android Jelly Bean 4.2.2. Não houve travamentos durante nenhum teste do INFOlab. A memória RAM de 1GB certamente também contribuiu para tanto.

A memória interna do produto é de 16GB, com 11,3GB realmente disponíveis para uso. Felizmente, há um slot para cartão microSD para expandir a capacidade de armazenamento do aparelho.

A placa gráfica é uma PowerVR SGX544MP, a mesma utilizada no Asus Fonepad. Isso significa que jogos casuais funcionam muito bem, como Angry Birds e Temple Run, mas games pesados, como Asphalt e Injustice sofrem com perda de quadros por segundo e alguns engasgos.

A configuração rendeu ao tablet resultados satisfatórios nos benchmarks para um tablet intermediário:

AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
HP 812835
Samsung Galaxy Tab 311672
Asus Fonepad17256
Vellamo (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
HP 81276
Samsung Galaxy Tab 31285
Asus Fonepad1798

Quanto à reprodução de mídia, o aparelho é parcialmente completo, oferecendo suporte a diversos formatos de vídeo. São eles: M4V, MP4, MKV, MTS, MOV, WMV; Codecs - DivX, H.264, Xvid, WMV9 (entretanto, não reconheceu nenhum tipo de legenda, ela precisaria estar embutida no vídeo).

Bateria

A duração da bateria não foi um ponto de destaque no HP 8 durante os testes do INFOlab. O aparelho aguentou 4h12 de reprodução de vídeo com Wi-Fi ativo. Apesar do tempo ser melhor do que o atingido pelo tablet HP Slate 7 (3h39), a tempo de uso ainda é menor do que o do Samsung Galaxy Tab 3 (5h03) e do Asus Fonepad (6h08).

Câmera

A câmera traseira do HP 8 tem sensor de 2MP e a frontal, 0.3MP. Apesar de ser útil ter câmeras sempre a mão, a resolução das imagens não pode ser considerada boa no mercado atual de tablets, que conta com concorrentes com o iPad mini Retina que captura imagens com 5MP. Outro problema do tablet da HP nesse quesito é que não há autofoco, ou seja, é preciso mudar a posição do dispositivo para ajustar o foco da fotografia. Em outros produtos, é possível realizar essa tarefa automaticamente apenas com um toque em um dos pontos da tela. Essencialmente, isso não prejudica o uso diário para registrar imagens, visto que essa categoria de aparelhos não tem o design mais adequado para fotografar.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Os vídeos feitos com as duas câmeras do gadget contam com resolução de 480p.

Considerações Finais

O HP 8 é um produto que se destaca pelo design, fluidez do sistema e pela qualidade da tela para navegar na web. A empresa claramente tomou medidas econômicas para oferecer o aparelho com foco nesses três itens, em detrimento de recursos como GPS e Bluetooth. Sendo assim, o tablet oferece uma experiência dedicada à leitura e ao acesso de redes sociais. Para este público, dada a qualidade da construção e o preço relativamente acessível — visto que semelhantes custam por volta de 1 mil reais —, o gadget é uma excelente opção de compra.

Ficha técnica

ProcessadorAllwinner A31
CPU1 GHz Quad-Core ARM Cortex A7
GPU (SoC)PowerVR SGX544MP
SistemaAndroid 4.2.2 (Jelly Bean)
Memória RAM1GB
Armazenamendo16GB + slot para microSD
Câmera2MP e 0,3MP
Bateria4h12
Peso368g

Avaliação técnica

PrósDesign, qualidade da tela, uso para tarefas cotidianas
ContrasNão tem Bluetooth nem GPS
ConclusãoTablet voltado para navegação web e jogos casuais.
Configuração6.7
Usabildiade7.6
Bateria6.6
Design8.2
Média7.3
PreçoR$ 799
Acompanhe tudo sobre:AndroidGadgetsHPReviewsReviews INFOTablets

Mais de Tecnologia

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais