Tecnologia

Homem tem 75% do crânio feito em impressora 3D

A empresa acredita que este tipo de implante também pode ser usado para reparar outras áreas comprometidas do corpo por algum traumatismo, como braços e pernas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2013 às 12h52.

São Paulo - Um homem americano teve 75% do seu crânio substituído por uma prótese feita em impressora 3D. O implante realizado pela primeira vez no mundo foi comandado pela empresa Oxford Performance Materials.

A empresa foi a responsável por fabricar o material da prótese. Em fevereiro, a equipe recebeu autorização do governo dos Estados Unidos para fornecer ossos feitos em impressora 3D.

Na primeira etapa do processo, o crânio do homem foi escaneado para criar uma réplica digital. Isso permitiu que a prótese fosse impressa com perfeição.

A réplica é feita de polieteretercetona (ou PEEK), que provou ser o material adequado para implantes humanos. A prótese tem uma textura especial e furos com o objetivo de estimular o crescimento natural das células e dos ossos do paciente.

A Oxford Performance Materials afirma ser capaz de ajudar entre 300 e 500 pacientes mensalmente. Isso porque a empresa demora duas semanas para produzir uma prótese como a do crânio.

A empresa acredita que este tipo de implante também pode ser usado para reparar outras áreas comprometidas do corpo por algum traumatismo, como braços e pernas. Pacientes com tumor ósseo e vítimas de acidentes de carro estão no grupo de pessoas que podem ser ajudadas com essa nova tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:BiomedicinaPesquisa e desenvolvimentoSaúde

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos