Tecnologia

Hackers turcos bloqueiam vários sites holandeses

Sites foram hackeados sob a assinatura de "Somos otomanos, somos Turquia", escrita junto a uma fotografia do presidente turco

Hacker: uma das mensagens acusa os holandeses de fascismo (Getty Images/Getty Images)

Hacker: uma das mensagens acusa os holandeses de fascismo (Getty Images/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 13 de março de 2017 às 14h46.

Última atualização em 13 de março de 2017 às 14h46.

Haia - Hackers turcos bloquearam nesta segunda-feira vários sites baseados nos Países Baixos, entre eles o do Museu da Guerra holandês e de uma organização de voluntários cristãos, sob a assinatura de "Somos otomanos, somos Turquia", junto com uma fotografia do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Não esqueceremos nunca o que fizeram contra nós", diz a mensagem no site do Museu da Guerra, sob um fundo de cor vermelho da bandeira turca, segundo a Agência Efe pôde comprovar.

Quanto à instituição cristã Nieuwe Dijkhuis, a mensagem é mais estendida e acusa os holandeses de fascismo.

"Sempre falam sobre democracia, direitos humanos e liberdade, mas o medo à 'Grande Turquia' mostrou sua mentalidade colonialista, racista, fascista e cruzada, que é tua verdadeira cara", escrevem os hackers.

Na fotografia que é mostrada em todos os sites, Erdogan aparece com sua mão direita no coração.

Estes "hackers" utilizam também na assinatura o nome de "Akincilar", em referência a um tipo de cavaleiros otomanos cuja referência é usada também por facções terroristas turcas de ideologia islamita ultranacionalista.

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, advertiu hoje que não "haverá negociações sob ameaças" para resolver a crise diplomática com a Turquia e opinou que Ancara não tem intenção de influenciar nas eleições holandesas de 15 de março.

A tensão diplomática entre Ancara e Haia é consequência da rejeição holandês ao fato de dois ministros turcos quererem realizar comícios políticos em Roterdã, o que levou a um forte troca de insultos e ataques verbais ente os líderes de ambos países.

Acompanhe tudo sobre:HackersHolandaSitesTurquia

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não