Tecnologia

Hackers tentaram roubar mais de US$3 bi em emails comerciais

O FBI divulgou os dados ao lançar uma campanha de alerta para dar dicas sobre como se defender contra tais fraudes


	Hacker usa computador: a maior parte dos casos envolveu pedidos de transferência de fundos para bancos em Hong Kong e na China
 (BrianAJackson/Thinkstock)

Hacker usa computador: a maior parte dos casos envolveu pedidos de transferência de fundos para bancos em Hong Kong e na China (BrianAJackson/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2016 às 15h00.

Nova York - Hackers tentaram roubar mais de 3 bilhões de dólares, em fraudes em que criminosos se passam por executivos de empresas em emails e cobram grandes transferências bancárias, afirmou nesta na terça-feira o Federal Bureau of Investigation (FBI).

O FBI divulgou os dados ao lançar uma campanha de alerta para dar dicas sobre como se defender contra tais fraudes. Os casos, conhecidos como email de compromisso comercial, atingem empresas, mas não consumidores.

Vítimas dos EUA e de outros países relataram 22.143 casos envolvendo emails de compromisso comercial em que os criminosos enviaram pedidos de cerca de 3,1 bilhões de dólares em transferências fraudulentas de outubro de 2013 até maio, segundo o FBI. Isso representa um forte aumento ante o número anterior do FBI, de 2,3 bilhões de dólares em perdas até fevereiro.

A maior parte dos casos envolveu pedidos de transferência de fundos para bancos em Hong Kong e na China, apesar de que 79 países foram identificados até agora, de acordo com o FBI.

Acompanhe tudo sobre:FBIHackersInternet

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor