Tecnologia

Hackers tentam dar golpes de doação de Bitcoins pelo Twitter

Elon Musk e Google tiveram fama explorada para atrair usuários

. (Kacper Pempel/Getty Images)

. (Kacper Pempel/Getty Images)

São Paulo - Um porta-voz do Twitter confirmou ao site The Next Web neste terça-feira (13) que algumas contas da plataforma foram hackeadas para promover um golpe de doação de Bitcoins. Entre as principais vítimas estão a gigante de varejo americana Target, o Google e o dono da Tesla, Elon Musk.

Por e-mail o porta-voz confirmou que, além do perfil da Target, várias contas haviam sido invadidas para promover os golpes, e acrescentou que o Twitter entrou em contato com a empresa de varejo em relação ao incidente.

"Estamos em contato próximo com a Target esta manhã e também podemos confirmar que a conta foi acessada de forma inadequada por aproximadamente meia hora, e após isso rapidamente bloqueamos a conta para que o Twitter investigasse o problema", disse o porta-voz.

Ele também afirmou que a plataforma implementou medidas para neutralizar a disseminação de golpes de Bitcoin em sua rede.

Elon Musk é maior alvo de imitações

Conhecido por sua participação ativa no Twitter e por sua inclinação à filantropia, Elon Musk trava uma batalha há várias semanas contra hackers que usam sua fama para atrair usuários a caírem no golpe.

O esquema de falsificação invade contas verificadas de empresas e políticos, alteram o avatar e o nome do perfil para simular a conta de Musk e postam mensagens convidando os usuários a clicarem em um link malicioso. “Estamos dando 5 mil Bicoins para toda a comunidade!”, diz a imagem mais difundida pelas contas.

Veja abaixo o exemplo da conta invadida da empresa francesa de consultoria Capgemini:

(The Next Web/Reprodução)

Além da Target, outra empresa teve sua conta oficial hackeada pelos golpistas. O perfil do G Suite, solução do Google para empresas, também foi invadido hoje, segundo o The Next Web. A postagem, que oferecia 10 mil Bitcoins aos usuários, já havia sido apagada no momento da redação desta nota. Confira a imagem:

 

(Ernst Mulders/Reprodução)

Acompanhe tudo sobre:BitcoinElon MuskGoogleHackersTwitter

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não