Tecnologia

Hacker acessa código fonte do Prezi

Empresa negou recompensa pela descoberta da brecha de segurança

Prezi (Reprodução)

Prezi (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 17h51.

Um desenvolvedor aproveitou uma brecha de segurança e conseguiu acessar o código fonte do Prezi, popular serviço online de montagem de apresentações. O usuário, chamado Shubham, participava de um programa de caça a bugs, enviou sua descoberta à equipe do Prezi, mas teve sua recompensa negada por estar "fora do escopo" do programa.

Shubham buscava por falhas, rastreando subdomínios do serviço com ajuda do Google. Nesse processo, encontrou o endereço http://intra.prezi.com:8081 desprotegido e rodando o software de controle de código Sonatype Nexus. Tudo que ele precisava era um login e senha.

Novamente com a ajuda do Google, Shubham rastreou essa mesma URL e, para sua surpresa, encontrou um repositório público de um dos desenvolvedores do Prezi. Nele, havia um arquivo de configuração com o login e senha que ele precisava. Shubham voltou à página e confirmou que as credenciais davam acesso a todo código fonte do serviço.

O desenvolvedor manteve sua descoberta em sigilo e entrou em contato com a equipe de segurança da empresa. Para sua frustração, dias depois, recebeu a resposta de que sua descoberta não estava “no escopo” do programa de caça a bugs, pois ele havia usado as credenciais de um de seus funcionários.

Decepcionado, Shubham escreveu a história em seu blog. A história repercutiu na comunidade de desenvolvedores, que lamentaram a decisão do Prezi. Para quem administra versões de código online, fica a lição: cuidado com o que você deixa aberto na web.

Acompanhe tudo sobre:HackersINFOseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Aplicativo de namoro desativa função após vazamento 'gigante' de mensagens sobre infidelidade

Opera denuncia Microsoft ao Cade por conduta anticompetitiva no navegador Edge

Anthropic negocia nova rodada de financiamento de até US$ 5 bi e pode triplicar valor de mercado

O que aconteceu com a CCE? Marca de eletroeletrônicos chegou a vender notebooks antes de sumir