Tecnologia

Há mais de 6 mil provedores no Brasil, segundo WDC

Já para a Anatel, existem cerca 2 mil operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)

As associações de provedores falam em cerca 3 mil (Dreamstime.com)

As associações de provedores falam em cerca 3 mil (Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2012 às 16h17.

São Paulo - Segundo Vanderlei Rigatieri Jr., diretor geral da WDC Networks, há muito mais provedores de Internet no Brasil do que normalmente é divulgado pelos levantamentos da Anatel e de outras associações do país.

A Anatel fala em algo em torno de 2 mil operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), as associações de provedores falam em cerca 3 mil. Mas, para ele, “há mais de 6 mil provedores locais no Brasil”.

Ele faz tal afirmação do alto de sua experiência em uma expedição que a WDC realiza desde outubro de 2011 e que pretende visitar cada uma das 100 cidades que serão inicialmente contempladas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O objetivo é analisar a realidade da infraestrutura de telecomunicações, sobretudo dos serviços de dados e telefonia móvel dessas cidades.

A expedição atravessou as regiões Sul e Centro-Oeste, visitou 57 cidades, concluindo em março sua segunda etapa. “Foram 18,5 mil quilômetros rodados até agora (no total serão 35 mil) e a média do Centro-Oeste é de três provedores por cidade. No Sul, é ainda maior”, diz o diretor, que também pilota a pick-up adaptada com antenas e demais equipamentos de medição de sinais de telecom.

Rigatieri traz outro interessante dado. “A média de funcionários por provedor no Centro-Oeste e Sul é de 20 pessoas e ainda nem chegamos no Sudeste”. “Há 150 mil profissionais, diretos e indiretos, trabalhando nos provedores locais de Internet em todo o Brasil. Seria a quarta maior empresa de telecomunicações do país, em número de funcionários”.

Acompanhe tudo sobre:AnatelBanda largaInternetSitesTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro