Tecnologia

Grupo se mobiliza na web para limpar prédios no Rio

O mutirão de limpeza já reunia 2,6 mil pessoas às 10h desta terça-feira (18)

Pelo menos 100 mil pessoas participaram da manifestação, que foi pacífica na maior parte do tempo (Cadu FSantos/Photopin)

Pelo menos 100 mil pessoas participaram da manifestação, que foi pacífica na maior parte do tempo (Cadu FSantos/Photopin)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 15h51.

São Paulo - Um grupo de estudantes se mobilizou pela internet para limpar os prédios no centro do Rio de Janeiro. Edifícios da cidade foram pichados por uma minoria de manifestantes que destoou do protesto ocorrido na segunda-feira (17).

Além da vontade de participar, os internautas demonstraram interesse em buscar informações com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre como podem contribuir com a limpeza.

O mutirão de limpeza já reunia 2,6 mil pessoas às 10h desta terça-feira (18). Muitos dos estudantes que apareceram para limpar os vestígios de destruição estavam no ato. O grupo carregava sacolas pra recolher os detritos espalhados pelas ruas e material de limpeza para tentar remover as pichações.

A mobilização tem como foco a limpeza de construções históricas, como o Paço Imperial, na Praça Quinze, o prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Igreja São José, além de estabelecimentos comerciais e agências bancárias que foram depredados durante o ato.

Pelo menos 100 mil pessoas participaram da manifestação, que foi pacífica na maior parte do tempo. Sete pessoas foram baleadas com armas de fogo e 13 foram presas. Pelo menos 28 pessoas, entre manifestantes e policiais, ficaram feridos.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilRedes sociaisInternetProtestosRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisTransporte público

Mais de Tecnologia

Descubra os apps de IA mais baixados e os que mais cresceram no Brasil em 2025

Conheça 6 cidades fora de São Paulo que estão liderando a inovação no Brasil

Seguro? X lança XChat com recurso de mensagens criptografadas; especialistas avaliam riscos

Ameaçada? Anthropic pagará US$ 1,5 bilhão para encerrar processo de direitos autorais