Tecnologia

Grupo de pesquisa lança nova versão de jogo eletrônico sobre a dengue

Com novos gráficos, o desempenho geral do game foi melhorado pela equipe de programadores do grupo, além de trazer novos cenários e novos desafios

Contra a Dengue 2 (Divulgação)

Contra a Dengue 2 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 06h00.

O grupo de desenvolvimento de jogos Ludo Educativo lançou uma nova versão do jogo eletrônico Contra a Dengue 2: Na Cidade, que transmite noções sobre a prevenção da doença.

Com novos gráficos, o desempenho geral do game foi melhorado pela equipe de programadores do grupo, além de trazer novos cenários e novos desafios.

A iniciativa do Ludo Educativo - coordenada pelo professor Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP - resultou da parceria entre o CDMF e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Nessa nova versão, a protagonista Sofia, de 7 anos, aventura-se para combater os focos da dengue e acabar com os mosquitos transmissores da doença. Cobrir pneus com uma lona, colocar o saco de lixo no cesto e areia nos vasos para não acumular água são algumas das tarefas que devem ser feitas antes de se cruzar a porta e chegar ao próximo nível, onde mosquitos ainda maiores a esperam.

O Contra a Dengue 2: Na Cidade teve a adição de dois mecanismos, incrementando o layout das 15 novas fases, mais do que a primeira versão do jogo. Gabriel Lima, desenvolvedor do grupo, explica que, dessa forma, cria-se um ambiente mais desafiador e diversificado ao game, baseado no raciocínio lógico e ágil.

"O jogo agora contém fases mais curtas, com mais variedade de obstáculos a serem vencidos. Os chefes de fase também foram revistos, tendo seus estágios sutilmente modificados, de forma a enriquecer a experiência", disse.

O game pode ser jogado pela internet, em: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/contra-a-dengue-2-na-cidade.

Além da versão principal, há um minigame no qual o jogador precisa encontrar sete erros.

Alexandre Rosenfeld, coordenador técnico do Ludo Educativo, ressalta a importância de desenvolver ferramentas de conscientização sobre o assunto.

"Nosso objetivo é que a criança tome consciência da necessidade de se combater a dengue, além de aprender as melhores práticas e tomar atitudes dentro e fora de casa, tudo de uma maneira divertida e descontraída", disse.

O grupo Ludo Educativo também é responsável por outros jogos, como o Ludo Simulado, uma preparação para o vestibular que pode ser jogado pelo celular ou tablet, e o Ludo Radical, em que os professores podem trabalhar com ferramentas lúdicas em sala de aula. Todos os games podem ser encontrados em: http://portal.ludoeducativo.com.br.

 

Acompanhe tudo sobre:DoençasGamesINFOSaúde

Mais de Tecnologia

Emirados Árabes anunciam investimento de 50 bilhões de euros em centro de dados de IA na França

Após investigação do Cade, Apple diz que distribuir aplicativos fora da App Store leva a riscos

Huawei pode lançar globalmente o Mate XT, com 3 telas dobráveis, em 18 de fevereiro

Setores que criam marcas e patentes geram 40% dos empregos formais do Brasil