EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.
O Greenpeace rebaixou a posição das empresas HP e Dell em seu guia de produtos eletrônicos verdes, que elabora um ranking dos fabricantes menos agressivos para o meio ambiente.
O motivo do rebaixamento, diz o Greenpeace, é a alta taxa de produtos tóxicos encontrados nos notebooks produzidos por ambas as companhias.
A organização contratou um laboratório independente da Dinamarca para avaliar o nível de toxidade encontrado em notebooks da HP, Apple, Acer, Dell e Sony. HP e Apple foram reprovados na análise.
O laudo do laboratório apontou que nos produtos HP foram encontrados níveis elevados de PBDEs, uma substância usada para impedir que o aquecimento da máquina gere chamas ou fumaça. O teste apontou ainda uso de chumbo e da substância tóxica DecaBDE na composição da máquina. A HP afirma que há muitos anos não utiliza DecaBDE na produção de notebooks.
Já o Macbook da Apple apresentou nível elevado (262 mg/kg) do retardante de chamas TBBPA.A substância é tóxica. De acordo com o Greenpeace, as substâncias DecaBDE, PBDEs e o chumbo são danosos ao meio ambiente, por que não se degradam. A organização diz que os malefícios destes produtos são especialmente danosos em países onde não há programas específicos para coleta e processamento deste tipo de material após seu descarte.