Tecnologia

Governo quer reduzir impostos de importação para produtos de TI

Medida anunciada pelo Ministério da Economia prevê uma diminuição tarifária de 16% para 4%

6. Profissional de segurança da informação (Thinkstock/Ingram Publishing/Thinkstock)

6. Profissional de segurança da informação (Thinkstock/Ingram Publishing/Thinkstock)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 13 de junho de 2019 às 19h07.

São Paulo – O preço de produtos tecnológicos é um dos grandes entraves para a inovação e o aumento da produtividade no Brasil. Essa é a conclusão feita por especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e que está descrita no livro Innovation in Brazil. A boa notícia é que o governo brasileiro também parece ter percebido isso e está estudando uma redução na carga de impostos sobre a importação de produtos de tecnologia da informação.

De acordo com o Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, a medida prevê um abatimento tributário de 16% para 4% durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro. Se for aprovada, a diminuição tarifária poderia trazer um aumento na competitividade e uma maior produtividade não apenas para as empresas de tecnologia, mas para todos os setores da economia.

“Quando você dá um choque não apenas de qualidade e preço, mas também mexe no acesso àquilo de mais avançado que está acontecendo, automaticamente multiplica por várias vezes sua produtividade interna", afirmou Troyjo à Agência Estado durante o Congresso Mundial das Câmaras de Comércio, no Rio de Janeiro.

Ao que o secretário indicou, o plano para baixar os impostos ainda está em fase inicial e não há previsão para que a prática entre em vigor.

De certo, é que a redução dos impostos poderia acelerar a indústria brasileira. Segundo a Associação Brasileira de Tecnologia da Informação (Brasscom), o setor movimentou R$ 195,7 bilhões em 2018, 12,7% a mais do que em 2017. O crescimento supera a média global. Segundo a consultoria Gartner, os resultados do ano passado no mundo cresceram 4,3% e somaram 3,7 trilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Tecnologia da informaçãoImpostosGoverno

Mais de Tecnologia

Como escolher uma TV de 65 polegadas ou maior na Black Friday

5 geladeiras Frost Free para ficar de olho na Black Friday 2025

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão