Tecnologia

Governo quer 4G em frequência de TV

Hoje, frequência é de uso exclusivo das emissoras de TV dos canais abertos

Governo brasileiro leiloará a frequência de 700 MHz e permitirá que as operadoras de telefonia ofereçam planos de internet banda larga móvel no padrão 4G por meio desta faixa (Wikimedia Commons)

Governo brasileiro leiloará a frequência de 700 MHz e permitirá que as operadoras de telefonia ofereçam planos de internet banda larga móvel no padrão 4G por meio desta faixa (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2012 às 14h50.

São Paulo - O governo brasileiro leiloará a frequência de 700 MHz e permitirá que as operadoras de telefonia ofereçam planos de internet banda larga móvel no padrão 4G por meio desta faixa.

Hoje, esta frequência é de uso exclusivo das emissoras de TV dos canais abertos. O leilão deve ocorrer em 2013, de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em entrevista à Folha.

Além disso, a cobertura de rede da frequência de 700 MHz conta com grande alcance em cidades do interior do país e requer menos investimentos das operadoras, pois dispensa a instalação de uma grande quantidade de antenas.

O uso da frequência de 700 MHz para a internet banda larga também resolve outro problema para os donos do Novo iPad. A frequência atual de 2,5 GHz é incompatível com o tablet da Apple.

Apesar da intenção de leiloar a frequência no próximo ano, o uso da frequência de 700 MHz para a internet banda larga nos grandes centros urbanos, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, apenas será possível quando todas as emissoras transmitirem a programação televisiva no padrão digital. Esta transição está prevista para ser finalizada em

Acompanhe tudo sobre:InternetTelefonia4G

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC