floppy (Flickr.com/tonyjcase)
Da Redação
Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 21h16.
Apesar de caírem em desuso há alguns anos e nem ser mais possível encontrar computadores com drive de leitura destes para venda, o governo dos Estados Unidos ainda utiliza disquetes de 3.5 polegadas.
O governo americano possui um jornal chamado The Federal Register que publica despachos do executivo e notas oficiais - uma espécie de Diário Oficial. Este jornal já possui um website e aplicativos móveis para facilitar a leitura do público.
No entanto, muitos departamentos do governo que fornecem informações ao jornal ainda estão atrasadas em questões tecnológicas e com verbas reduzidas são obrigados a utilizarem técnicas antiquadas para enviar os dados de forma segura.
Desta forma, muitos departamentos acabam utilizando disquetes e CD-ROMs para compartilhar as informações, sem precisarem gastar verba para implementar um sistema criptografado de e-mail. Segundo o jornal The New York Times diariamente dezenas de envelopes contendo disquetes chegam ao The Federal Register.
Até 1996 a estimativa era de que existissem 5 bilhões de disquetes em uso no mundo todo. A Sony, a última maior fabricante de disquetes, abandonou a produção do formato em 2011, tornando-o de vez obsoleto.