Tecnologia

Governo da Coreia do Norte lança perfil no Twitter

País é considerado um dos mais fechados do mundo e controla rigidamente o acesso a internet entre a população

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 11h34.

São Paulo - O governo da Coreia do Norte estreou no fim da semana passada um perfil oficial no Twitter. A conta, @uriminzok, é uma extensão do portal Uriminzokkiri - "nossa nação" em coreano -, que acompanha o líder comunista Kim Jong-il. O ingresso em novas plataformas de comunicação não significa, entretanto, um indício de abertura do país, considerado o mais fechado do mundo. De acordo com o site PC World, assim como o portal, a conta do Twitter terá conteúdo rigidamente controlado pelo governo.

Até a tarde desta segunda-feira (16), o perfil tinha cerca de 2,3 mil seguidores, mas dificilmente algum morador do país acompanhará as atualizações do microblog. Relatório publicado pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) neste ano aponta a Coreia do Norte como um dos "inimigos da internet". Segundo a RSF, "a grande maioria da população do país sequer sabe que a rede mundial de computadores existe". Um único provedor de internet, o Korean Computer Center, opera em todo o território norte-coreano, e todo o conteúdo acessado pela população a partir dos raros cibercafés são controlados.

O primeiro tweet do perfil oficial foi publicado na quinta-feira (12) e traz a mensagem "Nossa nação está no Twitter". As postagens seguintes trazem links que apontam para documentos e notícias oficiais, todas hospedadas no site Uriminzokkiri. Esta não é a primeira iniciativa do governo local em redes sociais. Há cerca de um mês o Uriminzokkiri lançou um canal no YouTube, no qual publica, na maior parte, conteúdo veiculado na TV estatal norte-coreana.

Leia outras notícias sobre o Twitter ou sobre Internet

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisSitesTwitter

Mais de Tecnologia

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes