EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2015 às 07h17.
A fabricante da câmera de ação mais vendida do mundo deu seu primeiro passo no mercado de realidade virtual nesta terça-feira (29).
A GoPro anunciou que comprou a Kolor, uma empresa francesa especializada em softwares de realidade virtual. Os funcionários da Kolor serão incorporados à equipe da GoPro e continuarão a trabalhar na cidade de Savoie, na França.
O programa da Kolor permite que usuários combinem várias fotografias ou vídeos para formar imagens com 360º, ou "conteúdos esféricos", como a empresa define seu produto.
A GoPro aproveitou o anúncio para mostrar um vídeo com definição 4K e 360º, uma forma de apresentar as novas funcionalidades trazidas pela aquisição da Kolor (o efeito "esférico" é gerado apenas no Google Chrome).
A empresa afirma que mais vídeos esféricos estarão disponíveis para outras plataformas como o Oculus VR e o Samsung Gear VR.
"Considerando que a GoPro já é o aparelho mais usado para capturar experiências de vida em uma forma imersiva, é natural que sigamos em frente", disse o presidente da empresa Nick Woodman em uma conversa com acionistas.
Woodman afirmou que GoPro registrou faturamento de 363 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano, vendendo 1,3 milhões de câmeras. No mesmo período do ano passado, a empresa comercializou 852 mil câmeras.
Fonte: Conversa com acionistas da GoPro (Transcrição)