Tecnologia

Google vai punir sites com conteúdo pirata

Segundo a empresa, a novidade ajudará os usuários a encontrar com mais facilidade fontes legítimas, com conteúdo de qualidade.

Google (Getty Images)

Google (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2012 às 13h39.

São Paulo - O Google mudará um de seus critérios para o retorno de resultados a partir da semana que vem. O objetivo da empresa é piorar o posicionamento de sites com conteúdo pirata.

Assim, o Google acredita que conseguirá diminuir o rankeamento de sites que recebem muitas reclamações de infração de direitos autorais. Segundo a empresa, a novidade ajudará os usuários a encontrar com mais facilidade fontes legítimas, com conteúdo de qualidade.

A base desse mecanismo será o sistema de denúncias de pirataria do próprio buscador. Somente nos últimos 30 dias, a empresa recebeu mais de 4,3 milhões de denúncias.

Com isso, quando o internauta digitar o nome de algum filme no campo de buscas, por exemplo, ele irá encontrar resultados do IMDB e outras fontes confiáveis primeiro. Encontrar sites com torrents deve ficar mais difícil.

Porém, o Google ressalta que os sites denunciados não serão removidos dos resultados das pesquisas. Eles apenas perderão relevância.

Segundo o Google, a remoção de sites por quebra de direitos autorais só acontece mediante ordens judiciais. O Google já tem uma página dedicada à exibição das requisições de remoção desde maio.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoThe Pirate Bay

Mais de Tecnologia

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda

Os reis da TV: Netflix e YouTube acirram disputa pelo controle da televisão em casa