Tecnologia

Google vai mudar estratégia na China

A empresa vai deixar de redirecionar seus internautas para o site de Hong Kong

Mudança na estratégia da Google se deu por conta da advertência da China que ameaçou cassar a licença da empresa. (.)

Mudança na estratégia da Google se deu por conta da advertência da China que ameaçou cassar a licença da empresa. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Pequim - A Google anunciou ontem que mudará de estratégia na China, deixando de redirecionar seus internautas para o site de Hong Kong, como vinha fazendo desde o início do ano para "driblar" a censura de Pequim.

Na ocasião, a decisão foi reforçada em virtude de a China alegar que poderia sofrer um ataque cibernético da companhia americana, passando a impor uma série de filtros aos usuários chineses do site de buscas.

A mudança repentina na estratégia da Google deve-se à advertência da China que ameaçou cassar a licença da empresa em seu país, classificando a estratégia como "inaceitável". A licença da Google para operar no país termina nesta quarta-feira.

Em resposta à ameaça chinesa feita ontem, a Google disse que em poucos dias terminará com o redirecionamento dos serviços. Em vez disso, quem visitar o site Google.cn poderá clicar num ícone que o levará a uma nova versão do Google.com.hk. No novo site, o usuário terá acesso a alguns serviços como busca de produtos e tradutor, os quais estão livres de censura.

A Google espera que com as alterações sua licença para operar no país seja renovada. "As mudanças estão em sintonia com o governo chinês e esperamos que nossa licença seja renovada", disse David Drummond, Chefe do escritório legal da Google. Apesar disso, a China não confirmou se aceitará a mudança. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre o Google

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027